Certificação digital completa cinco anos de existência

0

Na próxima terça-feira (28/11), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, realiza cerimônia, no Palácio do Planalto, para comemorar os cinco anos de existência dos certificados digitais e assinaturas eletrônicas, e durante a qual fará uma apresentação sobre a história e os caminhos futuros da certificação digital.

O governo federal investiu, nos últimos cinco anos, no desenvolvimento de uma infra-estrutura de chaves públicas (ICP-Brasil) como forma de reduzir fraudes, promover a digitalização dos processos administrativos, jurídicos, bancários, dentre outros. E foi essa iniciativa possibilitou a proliferação da certificação digital no país.

Ao todo, a ICP-Brasil já emitiu 500 mil certificados que são usados em várias iniciativas. Hoje, por exemplo, a Receita Federal permite que o contribuinte acompanhe o andamento de sua declaração de Imposto de Renda pela rede, verifique e regularize a sua situação fiscal; alguns cartórios brasileiros, por meio do sistema de certificação digital, permitem a solicitação remota de ofícios, certidões de escrituras de imóveis, contratos registrados, certidões de nascimento, de casamento ou óbito, garantidas a autenticidade, integridade, segurança e eficácia jurídica de todos eles; e vários bancos já utilizam os certificados digitais para garantir mais segurança aos seus usuários.

Durante a cerimônia, o ITI também vai falar sobre a primeira fase do projeto piloto da nota fiscal eletrônica (e-NF), que já nasceu atrelada à certificação digital e está sendo testada em grandes empresas, além de mostrar inúmeras outras iniciativas de uso da certificação digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.