O Google anunciou nesta segunda-feira, 24, que planeja firmar acordos com fabricantes de PCs para a venda do Chrome pré-instalado a partir do ano que vem, quando o navegador tiver sua primeira versão oficial lançada. A informação foi dada pelo vice-presidente do Google, Sundar Pichai, em entrevista à edição on-line do The Times.
O Google disponibilizou uma versão beta do Chrome em setembro, cujo teste deve terminar em janeiro. A partir daí, a empresa diz que vai trabalhar para tornar o navegador competitivo no mercado. Para isso, Pichai adiantou que empresa pretende estabelecer acordos com grandes fabricantes de microcomputadores para a pré-instalação do browser nos novos equipamentos. Ele antecipou também que quando a versão oficial for lançada, terá suporte para Linux e Macintosh.
"Provavelmente faremos acordos de distribuição e poderemos trabalhar com um OEM (fabricante de equipamentos originais, na sigla em inglês) e vender computadores com o Chrome pré-instalado", disse Pichai, dando a entender que a grande vantagem da Microsoft no mercado dos browsers se deve em grande parte ao fato de o produto vir pré-instalado em vários PCs.
Segundo números recentes, o Internet Explorer detém cerca de 70% de participação no mercado de navegadores, contra 20% do Firefox e menos 1% do Chrome.
Analistas consultados por alguns sites internacionais acreditam que a Google conseguirá com facilidade garantir acordos com fabricantes para a pré-instalação do browser nos PCs. Já há rumores até de que alguns fabricantes teriam entrado em acordo com a Google, mas a informação não foi confirmada pela empresa.
- Parceria estratégica