As receitas com publicidade na internet somaram US$ 5,9 bilhões no mundo durante o terceiro trimestre, um aumento de 11% na comparação com igual período do ano passado e de 2% em relação ao segundo trimestre deste ano, de acordo com estudo da Interactive Advertising Bureau (IAB) e da PricewaterhouseCoopers LLP (PwC).
Para o quarto trimestre, segundo a IAB, apesar do crescimento global na casa dos dois dígitos, os investimentos em anúncios on-line devem permanecer estáveis.
Mesmo diante da atual crise financeira, os resultados do terceiro trimestre foram o segundo mais elevado em receita com publicidade pela internet da história. No consolidado dos nove primeiros meses do ano, as receitas foram de US$ 17,3 bilhões, cerca de 14% superiores aos US$ 15,2 bilhões contabilizados em igual período de 2007.
"O crescimento acelerado da publicidade pela internet, que já aconteceu nos últimos anos, se estabilizou em grande parte devido à atual conjuntura econômica", afirmou Randall Rothenberg, presidente e CEO do IAB, ao ressaltar que esta continua a ser a mais mensurável e rentável forma de atingir os consumidores.
Segundo David Silverman, sócio da PricewaterhouseCoopers LLP, o enfraquecimento da economia vai continuar a ter um impacto negativo para todas as formas de publicidade. "No entanto, a internet deve estar mais bem preparada para resistir, dada a sua capacidade de combinar a publicidade baseada em desempenho, juntamente com amplo conhecimento da marca", analisou o executivo.
- Desempenho positivo