A publicidade móvel representará 11,7% da receita total movimentada pelos anúncios on-line em 2014. Segundo estudo do instituto de pesquisa Berg Insight, a receita mundial com publicidade móvel saltará de 1 bilhão de euros no ano passado para cerca de 8,7 bilhões de euros em 2014.
O resultado representa uma taxa de crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inglês) de 43% para o período. O relatório prevê que a mídia móvel vai se tornar uma parte natural do mix de marketing. "Os celulares são aparelhos que oferecem uma plataforma única para a interação pessoal com os consumidores", disse Marcus Persson, analista de telecomunicações da Berg Insight.
Segundo ele, os anunciantes estão cada vez mais em busca de novas oportunidades e formas de explorar a publicidade. "Só o simples fato de que as pessoas são capazes de fazer uma chamada ou enviar uma mensagem de texto em qualquer lugar a qualquer momento, alterou as condições para a comercialização em geral", analisou Persson. Ele acrescenta que muitas campanhas de marketing são concebidas para provocar uma resposta na forma de chamada de voz, SMS/MMS ou uma visita a um site de internet móvel. Persson observa que a publicidade móvel não havia decolado até muito recentemente, mas está se tornando cada vez mais relevante com a popularidade crescente do uso de internet em smartphones.
A Berg Insight prevê que haverá uma maior convergência entre web tradicional e a publicidade móvel, à medida que avança a fusão das capacidades dos PCs e dos celulares. Para a consultoria, o resultado mais provável de uma evolução nesse sentido é a formação de algumas redes de publicidade digital dominantes, abrangendo todos os tipos de dispositivos.
- Mídia móvel