O Yahoo encerrou a parceria com empresas de Demand Side Platforms (DSPs), plataformas de publicidade on-line que tornam mais fácil para o anunciante a compra e venda de display advertising em diversos e-marketplaces de negociação de anúncios). A informação é de fontes próximas à empresa ouvidas pelo All Things Digital, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Journal.
Com isso, o Yahoo afasta de seu negócio as empresas que ajudam anunciantes a negociar ofertas em tempo real, por meio da sua própria ferramenta, Right Media, e a plataforma AdX, do Google. Segundo as fontes, o Yahoo comunicou as empresas na última quarta-feira, 24, que a partir de 2 de dezembro os grandes anunciantes devem tratar diretamente com a empresa.
A medida é parte da estratégia do Yahoo de manter sob seu controle os espaço de publicidade on-line, o que supostamente pode elevar o preço dos anúncios. Segundo analistas, a decisão está alinhada também à filosofia da AOL e da Microsoft, com a quais o Yahoo firmou uma parceria no último dia 9, o que coloca a empresa em concorrência direta com o Google no mercado de mídia on-line.
Alguns negócios DSPs, contudo, permanecem, pois as empresas ainda podem licenciar suas tecnologias a agências de publicidade que têm permissão para a compra de espaço no serviço Right Media, do Yahoo, em nome de seus clientes.