"Apesar da forte demanda do consumidor, as vendas de smartphones diminuíram devido ao atraso no lançamento de produtos, cronograma de entrega mais longo e estoque insuficiente no canal", disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa sênior do Gartner. "As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium."
A atual escassez de componentes, como radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia, atrasou a produção de smartphones em todo o mundo. Isso interrompeu o equilíbrio entre oferta e demanda e os usuários finais ficaram sobrecarregados com escolhas limitadas no ponto de venda. As vendas de smartphones premium continuaram a crescer, embora as vendas gerais de smartphones tenham diminuído no trimestre.
A Apple recuperou a posição 2 em vendas para usuários finais e a Xiaomi voltou para a posição 3 no terceiro trimestre de 2021 (ver Tabela 1). A Samsung manteve a liderança geral nas vendas de smartphones, embora sua participação de mercado tenha caído 1,9% ano a ano. Mesmo com o declínio geral, a Samsung experimentou um crescimento de seus smartphones premium, liderado pela forte demanda por smartphones dobráveis ??renovados. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Vivo e OPPO aumentaram sua participação de mercado em 1%, 2,4% e 1,7%, respectivamente, ano a ano.
Fabricante | Unidades 3T21
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3Q21 Market Share (%) | Unidades 3T20 | 3Q20 Market Share (%) |
Samsung | 69,002.7 | 20.2 | 80,816.0 | 22.1 |
Apple | 48,458.6 | 14.2 | 40,598.4 | 11.1 |
Xiaomi | 44,483.3 | 13.0 | 44,405.4 | 12.1 |
Vivo | 36,005.9 | 10.5 | 29,788.8 | 8.1 |
OPPO | 33,623.9 | 9.8 | 29,850.4 | 8.1 |
Others | 110,718.4 | 32.3 | 140,807.8 | 38.4 |
Total | 342,292.8 | 100.0 | 366,266.9 | 100.0 |
Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados.
Fonte: Gartner (novembro de 2021)
A Apple continuou a experimentar uma forte demanda por iPhones liderada por atualizações de recursos atraentes e base instalada de 5G com penetração insuficiente. Sensor biônico A15 atualizado, vida útil da bateria aprimorada e otimização do sensor da câmera para fotografia aprimorada são os principais recursos que impulsionaram as atualizações do iPhone. A Apple continua a renovar seu canal online e posicionar programas de troca para acelerar a demanda por seus iPhones 5G até o resto de 2021.
A forte estratégia liderada por canais online da Xiaomi para expansão de mercado na Europa e no Oriente Médio e a parceria com provedores de serviços de comunicação (CSPs) nessas regiões ajudaram a empresa a aumentar sua participação no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2021.
A Vivo registrou o maior crescimento ano a ano (20,9%) entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones no terceiro trimestre de 2021. A empresa lançou 13 novos smartphones no trimestre para tentar ganhar vantagem ao entrar em novos mercados, incluindo Europa e o Oriente Médio, junto com a adição de novos varejistas off-line e lojas de experiência à sua estratégia.