A Telefónica anunciou nesta terça-feira, 25, um acordo com a administradora de cartões MasterCard para criar uma joint venture de meios de pagamentos móveis na América Latina. Cada companhia terá 50% do controle da nova empresa, que atuará nos 12 países da região nos quais a operadora espanhola atua sob o nome de Movistar.
De acordo com o anúncio, a joint venture, que deve se chamar Telefónica-MasterCard, servirá para impulsionar as relações das empresas com bancos latino-americanos por meio da oferta de serviços financeiros móveis, a preços acessíveis. A intenção da nova companhia é ter uma plataforma que possa alcançar tanto segmentos com acesso a contas bancárias na América Latina quanto os chamados não "bancarizados".
Os serviços de pagamentos móveis, segundo a Telefónica, serão fornecidos de acordo com modelos de carteira eletrônica, pela MasterCard, ou por meio da modalidade pré-paga. A operadora espanhola também prevê que, com a joint venture, os meios de pagamentos móveis poderão se estender para outros segmentos, como táxis ou vendedores ambulantes.
Não há informações se a joint venture atuará no Brasil, pois a marca Movistar, usada pela Telefónica na Europa e na América Latina, não está presente no país, onde a marca Vivo deve prevalecer. Os detalhes financeiros da criação da joint venture também não foram revelados.
- Serviços