Criada em 1993, a operadora de planos de saúde Santa Casa atua na região de Passos (MG) e detêm 40% do mercado regional. São mais de 9 mil beneficiários. Há oito anos iniciou o que hoje é um complexo setor de medicina preventiva, através do acompanhamento de pacientes crônicos. Atualmente conta com sete programas estruturados que atendem diversos públicos: de gestantes a idosos, passando por pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos.
Para garantir um acompanhamento efetivo das ações e o monitoramento de resultados, a operadora optou pelo uso do HB.Prever, solução web desenvolvida pela empresa de tecnologia HBSIS. Com a plataforma, que é integrada ao sistema de gestão da operadora, a Santa Casa conta com mais agilidade na programação do trabalho de medicina preventiva.
Aline Andrade Rodrigues, enfermeira coordenadora da área, explica que a intenção da companhia era dar mais agilidade ao trabalho, trazendo produtividade e valor agregado à rotina. "Conhecemos o HB.Prever em um congresso e depois de uma pesquisa percebemos que era a solução ideal para auxiliar em nosso trabalho. Antes todo o controle era através de planilhas e muitos dados acabavam se perdendo. Com o sistema esse problema acabou, já que ele emite alertas em relação a retorno dos pacientes, gera gráficos de resultados, mantém os dados atualizados e classifica os participantes em grupos específicos", diz.
O HB.Prever foi implantado na operadora em março de 2014 e atualmente 50% da carteira de beneficiários – cerca de 4,5 mil vidas – já está incluída na solução. "Até o segundo semestre de 2016 todos os nossos clientes devem estar cadastrados. Será muito mais fácil para a área de medicina preventiva trabalhar. Teremos mais facilidade no momento de traçar o perfil de cada um dos pacientes, acompanhá-los, sugerir ações de bem-estar para eles", avalia a gestora.
Prontuários eletrônicos e equipe focada
Com a adoção da solução desenvolvida pela HBSIS, a Santa Casa passou a contar com prontuários eletrônicos. Além da segurança dos dados, houve também maior produtividade da equipe. "Reduzimos significativamente o processo burocrático, podendo focar nosso trabalho em novas ações, no planejamento e na retomada do contato com clientes que estão com exames periódicos e retornos atrasados", explica Aline.
Para os próximos meses, segundo a gestora, o HB.Prever também auxiliará na avaliação e mensuração de resultados, já que conta com dados concisos. "Conseguimos verificar os índices de saúde e ver quais atividades dão maior retorno. Os gráficos e relatórios serão mais frequentes daqui para frente, conforme o aumento do número de beneficiários cadastrados, permitindo que tenhamos uma visão global das atividades e dos benefícios, sejam financeiros, na redução de consultas e exames, como no bem-estar, com pessoas mais saudáveis", finaliza.