A tendência das redes industriais e o mercado da automação

0

Atualmente, a base instalada de tecnologias de rede para automação industrial é dominada por protocolos de Ethernet Industriais, que estão sendo rapidamente impulsionados por uma tecnologia mais recente, a rede TSN – Time-Sensitive Networking. A rede TSN, compatível com protocolos antigos, é um conjunto de padrões que permite comunicação determinística e de baixa latência em redes Ethernet para automação industrial.

A adoção da arquitetura TSN, uma extensão da Ethernet definida pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), aplicada em redes de automação industrial reverte em altos benefícios financeiros e operacionais, oferecendo o potencial de um nível sem precedentes de desempenho padronizado e determinístico nas linhas de automação industrial, além das vantagens comerciais da convergência de vários tipos de rede que separavam os processos de TO/TI (Tecnologia da Operação e Tecnologia da Informação).

A importância das redes determinísticas

Redes determinísticas, como a TSN, estão no centro de fábricas inteligentes e conectadas, e oferecem a capacidade de determinar com precisão o tempo necessário para transferência de informações entre diversos pontos, controlando e priorizando os fluxos de dados em redes Ethernet, impulsionando as aplicações críticas em tempo real.

Entre as principais tendências nas linhas de produção de diversos setores está a adoção de Inteligência Artificial e de estratégias de Manutenção Preditiva para garantir alta produtividade e qualidade. Essa transformação requer comunicação de alta velocidade e controle determinístico de grandes volumes de dados dos sistemas de TI.

A comunicação inovadora proporcionada pelas redes TSN aumenta a eficiência dos processos e a produtividade, com redes inteligentes que suportam comunicações industriais, com fácil configuração dos dispositivos. Além disso, suporta diagnóstico de softwares de terceiros, permitindo a solução de problemas de dispositivos de rede.

O uso de redes TSN em aplicações de automação industrial certamente beneficiará os usuários finais em diversos setores, oferecendo a capacidade de mesclar diferentes tipos de tráfego de dados, levando a ambientes mais flexíveis e colaborativos. Ao mesmo tempo, isso simplifica arquiteturas de rede, tornando-as mais econômicas, e promove sistemas integrados de hardware e software.

Reconhecida por representar o futuro da Ethernet Industrial, pois estabelece os princípios para fábricas inteligentes e conectadas orientadas por dados, a rede TSN é mais do que uma simples solução ao nível de produto, é uma tecnologia que oferece uma solução sistêmica para apoiar o determinismo, a convergência e a transparência dos processos. Esses recursos inovadores são a razão pela qual a adoção do TSN faz parte dos mais inovadores projetos de automação industrial.

Os dados do mercado comprovam essa adesão. Segundo estudo da Global Market Insights, o volume de venda da tecnologia TSN ultrapassou US$ 200 milhões em 2019 e deverá ter uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de mais de 30% entre 2020 e 2026, elevando o tamanho do mercado para mais de US$ 1 bilhão até o final desse período. É uma tendência que a cada dia se consolida como o novo normal.

Pedro Okuhara, Especialista de Produto e Aplicação da Mitsubishi Electric Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.