Atualmente, a base instalada de tecnologias de rede para automação industrial é dominada por protocolos de Ethernet Industriais, que estão sendo rapidamente impulsionados por uma tecnologia mais recente, a rede TSN – Time-Sensitive Networking. A rede TSN, compatível com protocolos antigos, é um conjunto de padrões que permite comunicação determinística e de baixa latência em redes Ethernet para automação industrial.
A adoção da arquitetura TSN, uma extensão da Ethernet definida pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), aplicada em redes de automação industrial reverte em altos benefícios financeiros e operacionais, oferecendo o potencial de um nível sem precedentes de desempenho padronizado e determinístico nas linhas de automação industrial, além das vantagens comerciais da convergência de vários tipos de rede que separavam os processos de TO/TI (Tecnologia da Operação e Tecnologia da Informação).
A importância das redes determinísticas
Redes determinísticas, como a TSN, estão no centro de fábricas inteligentes e conectadas, e oferecem a capacidade de determinar com precisão o tempo necessário para transferência de informações entre diversos pontos, controlando e priorizando os fluxos de dados em redes Ethernet, impulsionando as aplicações críticas em tempo real.
Entre as principais tendências nas linhas de produção de diversos setores está a adoção de Inteligência Artificial e de estratégias de Manutenção Preditiva para garantir alta produtividade e qualidade. Essa transformação requer comunicação de alta velocidade e controle determinístico de grandes volumes de dados dos sistemas de TI.
A comunicação inovadora proporcionada pelas redes TSN aumenta a eficiência dos processos e a produtividade, com redes inteligentes que suportam comunicações industriais, com fácil configuração dos dispositivos. Além disso, suporta diagnóstico de softwares de terceiros, permitindo a solução de problemas de dispositivos de rede.
O uso de redes TSN em aplicações de automação industrial certamente beneficiará os usuários finais em diversos setores, oferecendo a capacidade de mesclar diferentes tipos de tráfego de dados, levando a ambientes mais flexíveis e colaborativos. Ao mesmo tempo, isso simplifica arquiteturas de rede, tornando-as mais econômicas, e promove sistemas integrados de hardware e software.
Reconhecida por representar o futuro da Ethernet Industrial, pois estabelece os princípios para fábricas inteligentes e conectadas orientadas por dados, a rede TSN é mais do que uma simples solução ao nível de produto, é uma tecnologia que oferece uma solução sistêmica para apoiar o determinismo, a convergência e a transparência dos processos. Esses recursos inovadores são a razão pela qual a adoção do TSN faz parte dos mais inovadores projetos de automação industrial.
Os dados do mercado comprovam essa adesão. Segundo estudo da Global Market Insights, o volume de venda da tecnologia TSN ultrapassou US$ 200 milhões em 2019 e deverá ter uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de mais de 30% entre 2020 e 2026, elevando o tamanho do mercado para mais de US$ 1 bilhão até o final desse período. É uma tendência que a cada dia se consolida como o novo normal.
Pedro Okuhara, Especialista de Produto e Aplicação da Mitsubishi Electric Brasil.