Diante das recentes disparadas nos preços das ações da Telebrás, com rumores de que a empresa possa ser reativada pelo governo, e da polêmica envolvendo o assunto, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento à Mesa do Senado pedindo que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, envie à Casa cópia de todo o processo de investigação instaurado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre possíveis irregularidades detectadas "na excessiva valorização das ações da Telebrás entre 2002 e 2010".
Para justificar sua requisição, Dias alegou que a possível criação de uma estatal para gerir serviços de acesso à internet de banda larga no país, a partir da reativação da Telebrás, "tem sido apontada como responsável pela valorização das ações dessa empresa em 29.500%" desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Suspeita-se que o anúncio ou perspectiva de implantação do Plano Nacional de Banda Larga, vinculado à antiga Telebrás, tenha beneficiado eventuais investidores, que receberam essa informação de forma privilegiada", argumentou o senador.
O parlamentar lembrou que os ministros de Estado são obrigados a prestar informações aos deputados e senadores, para que eles cumpram a função constitucional de fiscalizar os outros poderes. Com informações da Agência Senado.
- Disparada das ações