Para realizar a gestão das operações de crédito e prevenção a fraudes de milhões de contas de clientes, a Marisa, uma das maiores redes de varejo de moda feminina do Brasil, adotou a solução Risk Pack, da Neurotech, pela qual foi possível agilizar o processo de análise de crédito dos clientes, principalmente em períodos em que a demanda por cartões é ainda maior, como Dia das Mães e Natal.
Além desse benefício, também foi possível reduzir custos, evitar erros operacionais, antecipar possíveis problemas com relação ao crédito, diminuir a inadimplência e prevenir fraudes. A solução está sendo utilizada de forma integrada por todas as 407 lojas da rede e o Cartão Marisa, que dispõe hoje de mais de três milhões de contas ativas e nove milhões de contas aptas.
O Cartão é estratégico para os negócios e para a fidelização de clientes, além de proporcionar aumento na receita da rede. Atualmente, o pagamento de 46% das vendas nas lojas é realizado via cartão. Ao ano, mais de dois milhões de CPFs são analisados para adesão ao cartão.
O Risk Pack tornou todas as operações de crédito e prevenção a fraudes mais inteligentes e flexíveis. "Com o Risk Pack foi possível otimizar o processo de consulta e aprovação do crédito, reduzindo o tempo de espera do cliente que deseja fazer o nosso cartão", declara Alexandre Ramalho, gerente de operações da Marisa.
Além disso, proporcionou redução de custos. Isso porque mesmo com o aumento na demanda de cartões a cada ano, não é necessário ampliar a equipe de crédito e prevenção a fraudes na Central de Atendimento, uma vez que a solução automatiza as operações e centraliza as informações de modo que possam ser visualizadas de maneira integrada.
Segundo Ramalho, a Marisa optou pela solução Risk Pack por sua elevada capacidade para gerenciar grandes volumes de cartões processados. A relação custo X benefício também foi considerada vantajosa, assim como o fato da Neurotech ser uma fornecedora brasileira, o que reduziu a necessidade de adaptações.
Existe ainda a possibilidade de que o Risk Pack também seja implementado não só para gerenciar as vendas feitas pelo cartão nas lojas físicas, como também naquelas realizadas pelo e-commerce e por meio de revendedores independentes e autorizados, via catálogos. Em ambos os casos, o cliente poderia solicitar a adesão ao cartão pelo próprio site ou smartphone do revendedor.
Cartões Marisa
A Marisa opera seus cartões nas modalidades Private Label, válidos apenas para a realização de compras na Marisa, e Co-Brand, com a vantagem de o cliente poder comprar em qualquer estabelecimento credenciado à bandeira do cartão e não somente nas lojas da Marisa. As contas consideradas ativas são aquelas em que o cliente realizou compras pelo cartão nos últimos seis meses ou que possuem saldo devedor. Já as contas aptas são aquelas em que existem CPFs registrados, mas que não fizeram movimentações recentes.