Vendas globais de smartphones atingiram US$ 522 bilhões em 2018

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Embora a demanda global por smartphones tenha caído 3% em 2018, para 1,44 bilhão, as vendas continuam fortes e atingiram US$ 522 bilhões. Os smartphones representam a maior parte do gasto total no mercado global de eletrônicos no ano passado e um crescimento de mais 1% em 2019.

Os números do quarto trimestre de 2018 revelam uma tendência similar. Cerca de 375 milhões de smartphones (7% abaixo) foram vendidos em todo o mundo com um valor de vendas de US$ 144 bilhões.

Cerca de 12% (de nove por cento em 2017) dos smartphones vendidos custaram mais de US $ 800 em 2018. O segmento intermediário de US $ 150 a US$ 400 continua sendo um importante campo de batalha competitivo, representando 46% dos smartphones vendidos globalmente em 2018 (dois por cento acima dos 44% em 2017).

Apesar de uma comparação um pouco difícil com um forte quarto trimestre de 2017, de outubro a dezembro de 2018, a escassez de inovação atraente continuou prolongando os ciclos de substituição e colocando o preço médio de venda (ASP) sob pressão. Como resultado, o ASP caiu dois por cento, para uma média de US$ 384.

Convergência

O estudo da vida do consumidor da GfK mostra que as tendências de consumo estão mudando quando se trata de posses. Não só eles "preferem ter menos itens, mas de qualidade mais alta", que pagam preços mais altos por eles, mas "valorizam experiências mais do que posses". Quer se trate de tamanho de memória, tamanho de tela maior ou uma câmera de múltiplos megapixels, essa inovação não acende a imaginação dos consumidores e estimula a demanda.

Igor Richter, especialista em telecomunicações da GfK, diz: "Nossa pesquisa mostra que, embora os novos recursos dos smartphones tenham recursos de desempenho comparáveis e poder de computação com laptops, essas especificações de ponta ainda precisam ser convertidas em novas experiências. Os jogos de ponta foram dominados pela indústria de PCs e atualmente são um grande impulsionador de crescimento. No entanto, existe um potencial inexplorado para jogos mais exigentes no smartphone. Apesar das telas relativamente pequenas dos smartphones em comparação com os PCs, seus chipsets rápidos, displays nítidos e capacidade aumentada da bateria tornam esses smartphones ideais para jogos que proporcionam uma experiência de jogo com muita energia de processamento em movimento."

Os principais wearables permaneceram em uma forte trajetória de crescimento em 2018, com uma demanda anual de 16% e um valor de vendas de até 35%. A demanda foi impulsionada pela ascensão de smartwatches habilitados para SIM, que representam a maior parte do valor de vendas dentro da categoria de wearables Core. Os smartwatches habilitados para SIM foram responsáveis por 17% do valor de vendas de wearables Core, um aumento de 8% em 2017.

O mercado chinês consome a maior parte da produção global de smartphones, além de abrigar marcas locais cada vez mais globais. 40% da produção de smartphones das marcas chinesas em 2018 foi comprada fora da China, o que representa um aumento de 31% em 2016.

O recente declínio da demanda na China no quarto trimestre de 2018 (menos 19% ano a ano) é pelo seu peso (27% em valor de vendas) tendo um impacto significativo nos números globais. A demanda continuada na Ásia emergente* (mais 13% ano a ano) e na Europa Central e Oriental (mais 3% ano a ano) compensou parcialmente a queda na China no 4T 2018.
Sobre os métodos da GfK

Esta versão é baseada nos dados finais do Ponto de Vendas da GfK para dezembro de 2018. A GfK prevê que as compras de consumidores de demanda final, em vez de remessas do fabricante. Tamanhos de mercado são construídos por rastreamento de ponto de vendas (POS) em 75+ mercados com atualizações semanais e mensais. Para os EUA, a GfK emprega modelagem de mercado proprietária e pesquisa do consumidor, em vez de POS, para produzir suas previsões de mercado. Os valores são baseados em preços de varejo não subsidiados.

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