O Agibank apresenta seu primeiro AI Agent, um sistema avançado de inteligência artificial desenvolvido internamente para prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) e combate a fraudes. A solução acelera a análise de grandes volumes de dados e melhora a detecção de comportamentos suspeitos, permitindo que os especialistas em risco e compliance tenham maior precisão e eficiência operacional.
Projetado integralmente pelo Agibank, o novo AI Agent elimina processos manuais que antes levavam 34 dias, reduzindo esse tempo para apenas 5 minutos. Além da velocidade, a tecnologia é capaz de identificar padrões de comportamento anômalos e sinalizar automaticamente para os analistas, que tomam as decisões finais sobre ações necessárias.
"A inteligência artificial tem um papel essencial na segurança financeira ao aumentar a capacidade de análise e identificação de padrões, sempre com a supervisão humana. Nosso AI Agent amplia a eficiência operacional dos especialistas do Agibank, permitindo um combate mais ágil e preciso à lavagem de dinheiro e fraudes", afirma Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank.
O lançamento do AI Agent é o primeiro passo de uma estratégia mais ampla do Agibank para expandir a aplicação de inteligência artificial em diferentes frentes da operação. Com uma abordagem proprietária para o desenvolvimento de IA, a instituição reforça seu compromisso com inovação e compliance, garantindo um monitoramento mais eficaz e aderente às regulamentações do setor financeiro.