A Azul Linhas Aéreas é a primeira empresa no Brasil que contratou uma solução de comunicação como serviço – conceito conhecido como CaaS (Communication as a Service) – da Siemens Enterprise Communications. A Azul Linhas Aéreas contratou uma solução, que além do PABX virtual e dos aparelhos, tem também a aplicação de mensagem unificada, que permite concentrar em um só programa todas as mensagens recebidas pelo usuário, sejam elas de voz, SMS, email ou fax. A expectativa da Siemens é que até o fim do ano a Azul adicione ao contrato os chamados serviços gerenciados. Assim a Siemens Enterprise Communications seria responsável também pela parte de análise do desempenho da rede da companhia de aviação.
João Fabio de Valentim, gerente de serviços da Siemens Enterprise Communications para a América Latina, afirma que o contrato foi assinado em outubro do ano passado com 200 usuários. Hoje a Azul tem 500 usuários e pretende chegar em dois anos a 2 mil. Uma das vantagens do conceito de CaaS é juntamente a escalabilidade solução. O contratante não precisa adquirir novos equipamentos para adicionar novos pontos. O software fica hospedado no servidor do fornecedor e a empresa paga um valor fixo por usuário por mês. "A vantagem é que a área de TI das companhias troca Capex por Opex e pode se dedicar a assuntos mais estratégicos", diz Valentim. Na solução da Siemens até mesmo os terminais são um serviço, ou seja, ao fim do contrato eles são devolvidos. Caso o contrato seja renovado, a Siemens garante a substituição dos terminais por modelos mais modernos.
A redução de custo estimada com a solução de comunicação como serviço em relação ao modelo tradicional é de 25% a 35%. "É importante para uma empresa que quer montar rapidamente uma filial, para empresas que querem uma solução de comunicação que acompanhe o crescimento do negócio. Ou, como é o caso da Azul, para empresas cuja proposta de valor para os clientes é competir em custo", diz Valentim. A área de serviços é a que mais cresce na Siemens. Nos últimos quatro anos registrou crescimento médio de 25%.
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