Até o fim do ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai ampliar o número de computadores nas escolas estaduais de 70 mil para 105 mil, um incremento de 50% no número de máquinas já disponíveis. Os equipamentos, que serão alugados pela Fundação para o Desenvolvimento para a Educação (FDE), fazem parte do processo de reformulação de todo parque de informática da rede de ensino.
Os equipamentos já existentes nas escolas passarão por triagem. Se houver possibilidade e for válido financeiramente, serão atualizados e voltarão à rede. Aqueles que não mais tiverem serventia serão repassados para órgãos estaduais e também para o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Ao longo de quatro anos, o governo vai investir R$ 400 milhões no projeto.
"Tecnologia é uma área com atualização constante. Decidimos alterar a lógica de comprar, passando a alugar e contar com manutenção constante, o que reduz o gasto de dinheiro público", afirmou o presidente da FDE, Fábio Bonini. Além das máquinas alugadas, a Secretaria fechou acordo que garante manutenção, seguro, atendimento às escolas e avaliação dos computadores já existentes.
- Reformulação ampla