Depois do sucesso com ringtones e com SMS a cobrar, a Takenet agora quer expandir seus negócios dentro do mercado corporativo. Para tanto, adquiriu recentemente o controle da Comunip, uma empresa mineira especializada em comunicação de voz e dados pela Internet. A ideia é juntar a expertise da Comunip em web com aquela da Takenet em serviços móveis para construir um portfólio de soluções corporativas. Para coordenar tudo isso foi criada uma diretoria de negócios corporativos, comandada pelo executivo Juliano Braz.
Nessa nova área de atuação, o foco inicial da Takenet se concentra no mercado de contact centers. Com o auxílio da Comunip, a empresa criou uma solução batizada de "contact center multimodal". Ela consiste em permitir que uma empresa se comunique com seus clientes pelos mais variados meios, inclusive o celular. Uma das possibilidades é o fim da espera em uma chamada para call center. Em vez de telefonar para um número 0800, o cliente envia um SMS solicitando atendimento. Assim que houver disponibilidade, um funcionário do call center liga para o assinante. Esse é apenas um dos produtos imaginados dentro de um contact center multimodal, explica o diretor de negócios da Comunip, Érik Magela. "Podemos também customizar a solução de acordo com a realidade do cliente. Nós oferecemos os canais de comunicação e a integração com os equipamentos legados", explica o executivo. A Cemig, distribuidora de energia elétrica de Minas Gerais, é a primeira empresa a contratar a solução da Takenet/Comunip.
No futuro, a intenção é criar soluções para outros segmentos da economia. Um próximo alvo será o setor de logística, com o envio, por exemplo, de mensagens de confirmação de entregas para os celulares dos remetentes.
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