A Locaweb comunicou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2019, apresentando receita líquida totalizou R$ 105,2 milhões no 4T19, alta de 25,8% vs 4T18. Em 2019, o crescimento foi de 22,5%, totalizando R$ 385,7 milhões.
"É com satisfação que iniciamos com o 4T19 os ciclos de divulgação de resultados trimestrais da Locaweb. Após a abertura de capital e nossa estreia na B3 como ação negociada no Novo Mercado, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que participaram da oferta, em especial ao time da Locaweb e aos investidores que apoiaram a Companhia na construção dessa nova fase, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
Com 22 anos de história, mais de 1.500 funcionários, 350 mil clientes e 19 mil desenvolvedores parceiros, a Locaweb que começou, em 1997, como uma empresa de hospedagem de sites, tornou-se um grande ecossistema, com diversos serviços. Atuamos em duas frentes de negócios: (i) BeOnline/SaaS, por meio das marcas Locaweb, Locaweb Corp, All iN, KingHost, Cluster2Go e Delivery Direto; e (ii) Commerce por meio das marcas Tray, Tray Corp e Yapay.
O tradicional segmento de BeOnline, hoje é uma importante ferramenta de geração de novos clientes para os outros negócios da Companhia, SaaS e Commerce, que hoje são os vetores de maior crescimento da Locaweb. Em 2019, tanto SaaS quanto Commerce apresentaram crescimento de duplo dígito, contribuindo para melhoria das margens operacionais. Por serem operações com baixa necessidade de capex, também tiveram forte contribuição para o elevado aumento de nossa geração de caixa e lucro líquido. Isso pode ser visto nos resultados de 2019, em que o crescimento de 22,5% em nossa receita líquida foi convertido em um aumento de 40,3% de EBITDA e de 69,0% geração de caixa.
Receitas
O segmento de Commerce apresentou crescimento de 45,4% e 46,5% no 4T19 e 2019, respectivamente. O segmento de BeOnline / SaaS cresceu 21,4% e 17,4% no 4T19 e 2019, respectivamente O EBITDA Ajustado no 4T19 foi de R$ 30,2 milhões, montante 33,4% superior ao 4T18. Em 2019 o crescimento foi de 40,3%, atingindo R$ 110,9 milhões com expansão de 3,7 p.p. na Margem.
O EBITDA Ajustado, que atingiu 28,7% em 2019. Considerando os números de KingHost o ano completo de 2019 (aquisição em maio/19), o EBITDA Ajustado em 2019 foi de R$ 114,7 milhões.
O Lucro Líquido Ajustado no 4T19 foi de R$ 10,4 milhões, resultado 22,6% superior ao 4T18. Em 2019 o crescimento do Lucro Líquido Ajustado foi de 48,4%, totalizando R$ 28,2 milhões.
O GMV total da operação de Commerce atingiu R$ 3,8 bilhões em 2019, crescimento de 57,1% em relação a 2018, comparado ao crescimento estimado do mercado brasileiro (Ebit) de 12%. O GMV total da nossa operação, representou 6,3% do volume transacionado na internet estimado pelo Ebit no mesmo período (em 2018 esse percentual foi de 4,5%).