O crescimento da base de clientes de TV por assinatura e do serviço de internet banda larga Vírtua impulsionou os negócios da Net Serviços no primeiro trimestre. A operadora registrou receita líquida de R$ 438,8 milhões, volume 20% superior ao contabilizado entre janeiro e março do exercício passado, e um lucro líquido da ordem de R$ 7,2 milhões, refletindo o fortalecimento operacional da empresa.
O resultado do balanço trimestral aponta para uma tendência de crescimento das operações no mesmo ritmo do ano passado. O serviço de TV por assinatura (NET), por exemplo, soma pouco mais de 1,5 milhão de usuários em 44 cidades brasileiras, enquanto a carteira do Vírtua cresceu para 451,6 mil assinantes. Comparado aos primeiros três meses de 2005, o numero de clientes da NET subiu 11,8% e o de banda larga, 107,8%.
No primeiro trimestre, a receita por cliente (Arpu) saltou para R$ 161,1 milhões ante os R$ 103,8 milhões apurados no mesmo período do exercício anterior, o que representou uma elevação de 11%. Segundo a companhia, o aumento do Arpu, que considera a somatória da receita dos dois serviços sobre a média de clientes conectados, é reflexo de uma maior penetração dos assinantes de banda larga sobre a base de TV por assinatura.
No serviço NET, as vendas brutas alcançaram o patamar 141,1 mil assinaturas, alta de 93% sobre as 73,1 mil assinaturas apuradas entre janeiro e março de 2005. Esse aumento, explica o presidente da NET Serviços, Francisco Valim, pode ser atribuído à consolidação de novos canais de vendas e às promoções de vendas específicas.
De acordo com a operadora, houve uma ligeira elevação do índice de desconexão (churn rate), de 13,1% para 13,5% na comparação entre os dois períodos. Entretanto, do total de conexões, 62% foram solicitadas voluntariamente pelos clientes sob a alegação de mudança de cidades ou para áreas que não possuem cabos para recepção do sinal.
Já o avanço do Vírtua deveu-se, principalmente, à migração dos usuários dos serviços de internet discada (dial-up), os quais foram atraídos pela tecnologia Mega Flash, que aumenta a velocidade de navegação. No primeiro trimestre do ano, a NET Serviços apurou vendas brutas de 134,9 mil assinantes, representando um incremento de 196,5% em relação aos 45,5 mil assinantes conquistados no mesmo período de 2005. A taxa de desconexão, de 13,4%, ficou praticamente estável quando comparado aos 13,1% registrados entre janeiro e março do ano passado.
Na avaliação de Valim, os resultados trimestrais são bastante atraentes. A operadora fechou o trimestre com uma dívida líquida de R$ 363 milhões. ?O baixo nível de endividamento deu-se pelo fato de a companhia estar gerando um nível de caixa operacional que é suficiente para cobrir seus investimentos e as obrigações financeiras?, ressaltou.
O desempenho positivo da NET Serviços no primeiro trimestre do ano também se refletiu no mercado de capitais. O volume de negócios das ações na Bovespa totalizou R$ 2,4 bilhões, montante 35% superior ao R$ 1,8 bilhão registrado no mesmo período de 2005. O volume financeiro cresceu de R$ 1,3 bilhão para R$ 2,7 bilhões.
Em meio aos resultados positivos no seu balanço trimestral, a NET Serviços realizou um total de 21,7 mil vendas líquidas do seu novo serviço NET Fone Via Embratel, lançado em março, que permite a oferta conjunta de serviços de vídeo, voz e dados (triple play). Destinado ao segmento residencial, o produto funciona como uma linha telefônica convencional e permite que os usuários efetuem ligações locais, interurbanas nacionais e internacionais para qualquer aparelho fixo ou celular, com tarifas cobradas em minutos.