Câmara Interbancária cria serviço para transações móveis

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Quatro novos sistemas devem tornar mais dinâmica a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) há cinco anos para viabilizar as transferências eletrônicas de pagamentos (TEDs) e as transações de DOCs interbancários. Essas modalidades de transações e sistemas de compensação automáticas foram previstas pela lei da reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiro, o chamado SPB, em 2002. Hoje a CIP é responsável pela movimentação média diária de 180 mil TEDs, com um volume financeiro entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões por dia, sendo responsável por 88% das transações de seu mercado e 68% do valor total movimentado. Nos seus cinco anos de existência processou nada menos que 130 milhões de transações automáticas e on-line, ou um volume de R$130 trilhões ou 4,4 vezes o PIB anual brasileiro.

Agora, mais quatro projetos devem fazer com que a câmara se antecipe a esse desenvolvimento. De acordo com Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, que foi empossado na terça-feira (24/4) na presidência do conselho da CIP, o primeiro desses planos será a criação de um serviço da CIP para concentrar as transações oriundas de celulares. Ele se refere à criação de um novo canal bancário com os clientes que é o mobile banking (ou serviços bancários oferecidos nos telefones celulares, PDAs, palmtops e outros dispositivos de comunicação pessoal). As experiências de bancos brasileiros com serviços e pagamentos através de telefones celulares vêm evoluindo com celeridade. O Banco do Brasil, por exemplo, já possui 400 mil clientes ativos que utilizam celulares para consultas e transferências e projeta encerrar o ano com o dobro de clientes, especialmente depois de lançar seu sistema de pagamentos móveis.

O Bradesco informa que 600 mil dos seus clientes já usufruem dos serviços móveis e projeta chegar a 1 milhão ao fim desse período. Os demais principais bancos instalados no Brasil também já mantêm experiências como são os casos do Itaú, Nossa Caixa e Real. ?Esse novo canal deverá evoluir muito rápido e precisamos nos preparar?, salienta Carman, como é chamado o presidente da CIP. Ainda neste ano, o principal congresso de bancos na América Latina, o Ciab Febraban, terá como tema central o Mobile. ?O congresso vai avançar na necessária padronização desse canal entre os bancos, ou seja, vamos discutir protocolos, sistemas e dispositivos?, diz ele.

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