A receita mundial da indústria de software de business intelligence (BI) e seus subsegmentos (que incluem ferramentas analíticas e de gerenciamento de performance corporativa – CPM, na sigla em inglês) atingiu US$ 10,5 bilhões no ano passado, cifra 13,4% maior que os US$ 9,3 bilhões registrados em 2009, de acordo com estudo do Gartner.
A consultoria atribui o aumento nos gastos com software de BI no ano passado ao ressurgimento dos pacotes de incentivos, a melhoria geral da economia e a lançamento de novos produtos. "Os gastos com software de BI ultrapassaram em muito o crescimento dos orçamentos para TI em todo o mundo em muitos anos, e é claro que o BI continua a ser uma tecnologia central para as organizações. Os fornecedores também atuaram de forma agressiva nesta área, o que contribuiu para impulsionar a demanda", disse Dan Sommer, analista de pesquisas do Gartner.
Os quatro grandes fornecedores do mercado – SAP, Oracle, IBM e Microsoft – continuaram a consolidar o mercado, sendo que, juntos, detêm 59% de participação de mercado. Considerando apenas as plataformas de BI e de CPM juntas, eles detêm cerca de dois terços, de market share, enquanto que em aplicações analíticas o SAS domina o mercado.
Houve pequenas alterações ano a ano em termos de classificação dos fornecedores. A SAP continua a ser a número um mundial nos segmentos de BI, ferramentas analíticas de software COM, combinados, em 2010, respondendo por 23% da receita total do mercado, que foi de US$ 10,52 bilhões, seguida pela Oracle, SAS Institute, IBM e Microsoft.
Todos os três subsegmentos de BI apresentaram crescimento. Em 2009, em razão do difícil ambiente econômico, muitos projetos estratégicos foram protelados. As compras foram mais seletivas, forçando os fornecedores a se concentrarem em negócios menores. Isso beneficiou os fornecedores de software de código aberto e de extração de dados.
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