Apesar de ainda se manter na primeira posição do mercado de smartphones em volume de vendas, Nokia cai para o segundo lugar no ranking quando o critério considerado é a receita. Levantamento feito pela consultoria Strategy Analytics, referente ao primeiro trimestreda, mostra que a fabricante finlandesa vendeu 108,5 milhões de smarpthones e obteve receita de US$ 9,4 bilhões, enquanto a Apple vendeu 18,6 milhões de aparelhos, alcançando US$ 11,9 bilhões.
Segundo o analista da Strategy Analytics, Neil Mawston, essa alteração ocorreu por conta do maior preço médio dos aparelhos da Apple, que também contam com "ecossistemas" de hardware, software e serviços completamente proprietários. Enquanto um smarpthone da Apple custa, em média, US$ 638, o preço de um aparelho da Nokia é, em média, US$ 87.
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a Apple registrou maior crescimento, tanto em volume de vendas quanto de receita, do que a Nokia. Enquanto a Apple viu o número de aparelhos vendidos saltar de 8,8 milhões para 18,6 milhões na comparação trimestral anuala, as vendas da Nokia cresceram apenas 0,6%, de 107,8 milhões para 108,5 milhões.
A receita da divisão de dispositivos móveis da Apple também aumentou mais de duas vezes no período, saindo de US$ 5,3 bilhões para US$ 11,9 bilhões, alta de cerca de 125%. Já as vendas da Nokia saíram de US$ 8,9 bilhões para US$ 9,4 bilhões, aumento de 5,6%.
- Concorrência