A preferência dos consumidores em 2012 será por laptops e tablets, em detrimento dos PCs desktops, ou computadores de mesas. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O levantamento mostra que 32% dos consumidores no mundo todo têm a intenção de comprar um laptop, 24% demonstraram interesse em comprar um tablet e 22%, em adquirir um desktop.
O estudo constatou, ainda, que a Dell é a marca preferida tanto para laptops (18%) como para desktops (15%), seguida da Apple (16% e 13%, respectivamente), HP (13% nas duas categorias), Acer (9% e 6%, respectivamente) e Samsung (7% e 6%, respectivamente). No Brasil, Apple e LG dividem as intenções de compra de laptops. Em segundo, aparecem empatadas Samsung e Dell e, em terceiro, Acer e HP.
No mercado de tablet, a marca criada por Steve Jobs também lidera. Quase metade (47%) dos consumidores pretende adquirir um iPad. A Samsung tem 12% das intenções de compra, Dell, 4%, Amazon, Sony e RIM/BlackBerry, 3% cada.
A compra de laptops em 2011 ficou praticamente estável no mundo todo, passando de 60% em 2012 para 59% no ano passado. Já a aquisição de desktops apresentou queda no mesmo período, de 73% para 68%. No Brasil, a compra de desktops foi de 37% no ano passado, enquanto a de laptops foi de 16%.
O estudo ouviu 40.557 pessoas em 44 países. No Brasil, foram 2.002 entrevistas em âmbito nacional, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, das classes A, B, C, D e E (critério Brasil).