A Contax, empresa de terceirização de processos de negócios (BPO), encerrou o primeiro trimestre deste ano com prejuízo de R$ 900 mil, contra um lucro líquido de R$ 10,3 milhões em igual período de 2011. Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, o resultado líquido foi inferior em R$ 14,1 milhões. A receita liquida, porém, cresceu 32,6% entre janeiro e março, em relação a igual período do ano anterior, totalizando R$ 824,5 milhões. Quando comparada com o quarto trimestre de 2011, a receita foi ligeiramente inferior em R$ 3,2 milhões, ou 0,4%.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou R$ 71 milhões no trimestre, expansão de 42,2% sobre o mesmo período de 2011. A margem Ebitda foi de 8,6%, um crescimento de 0,6 ponto percentual na comparação trimestral anual. De acordo com o informe de resultados, a Allus, empresa de contact Center, adquirida em abril do ano passado, contribuiu para o aumento do Ebtida.
O documento atribui o prejuízo basicamente pela maior depreciação em R$ 12,1 milhões, pelas maiores despesas financeiras líquidas em R$ 21,9 milhões, que foram parcialmenrte compensadas pela redução do Imposto de Renda e Contribuição Social em R$ 6 milhões e pelo crescimento do Ebitda em 21,2 milhões. Além disso, o informe oberva que ao longo do primeiro trimestre a empresa enfrentou um cenário muito semelhante ao início do ano passado no segmento de contact center, como a sazonalidade decorrente da menor atividade econômica no período e o aumento do salário mínimo, o que impactou a receita.