O número de operações bancárias feitas por meio de dispositivos móveis – mobile banking –, como smartphones e tablets, aumentou 49% em 2011 na comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). De acordo com o levantamento, elaborado em parceria com a consultoria Booz & Company, existem 3,3 milhões de correntistas no Brasil com acesso aos serviços bancários por dispositivos móveis. Em 2010, eram 2,2 milhões.
As estimativas da Febraban apontam que até 2018 as transações por dispositivos móveis devem serão tão expressivas quanto as feitas pela internet fixa. Os dados mostram que, em 2011, 42 milhões de correntistas usaram a internet para acessar os serviços bancários, 11% a mais que em 2010 (38 milhões). Em 2002, os correntistas que tinham acesso a esse meio de utilização não passavam de 9 milhões. Segundo a Febraban, a média de crescimento anual foi 18%.
A pesquisa indica que, em 2011, foram feitas 66,4 bilhões de transações bancárias, 12% a mais do que em 2010. Destas, 15,7 bilhões foram via internet, número 25% maior que em 2010. No caso do autoatendimento nos terminais foram registrados 9 bilhões de acessos, representando um crescimento de 14% sobre 2010, quando houve 8,6 bilhões de transações.
Segundo a pesquisa da Febraban, o número de terminais de autoatendimento (ATM), em 2011, chegou a 182 mil, contra 179 mil em 2010. O estudo aponta ainda que a taxa de penetração dos ATM no Brasil já chegou a níveis semelhantes aos observados em outros países. Em 2010, o Brasil tinha 9,1 terminais para cada 10 mil habitantes, com 4.295 transações por mês. Nos Estados Unidos, são 13,8 terminais, com 2.303 transações por mês.