O Brasil e a França assinaram na tarde desta quinta-feira (25/5) protocolo de intenções para promover a inovação tecnológica. O acordo tem como ponto principal a parceria entre instituições de pesquisa, universidades e indústrias.
A idéia é favorecer o desenvolvimento de bens e serviços, estreitar as relações entre as comunidades científicas e implementar pesquisas nas áreas de microeletrônica, software, biotecnologia aplicada à saúde e aos setores de agroalimentos, materiais, tecnologias ambientais, tecnologias relacionadas às matrizes energéticas e energias renováveis e bens de capital.
Os projetos devem ter duração mínima de 12 meses e contar com a participação de uma instituição de pesquisa e desenvolvimento, uma universidade e uma ou mais empresas de cada país. Também está previsto o incentivo a eventos bilaterais e encontros de empresas que tenham o foco na inovação.
O evento faz parte da visita do presidente francês Jaques Chirac, que ficou em Brasília até o fim do dia. Participaram também da solenidade de assinatura representantes do governo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro interino da Ciência e Tecnologia, Luis Fernandes.