Funcionários do governo federal se reuniram na quarta-feira (24/5) com técnicos da Sun Microsystems com o objetivo de criar iniciativas para o desenvolvimento e adoção de software livre que suportem padrões internacionais.
O acordo é resultado da audiência realizada no mês passado entre o CEO da companhia, Jonathan Schwartz e presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião a empresa formalizou interesse em desenvolver projetos conjuntos com o governo visando a eliminação da barreira digital. As principais metas são capacitação técnica e treinamento, estímulo ao desenvolvimento de software nacionais e inserção do país no mercado mundial de software livre.
Com base nessa parceria, foi acordada na semana passada, em reunião em Brasília, a criação de um grupo de trabalho constituído por representantes da Sun, do Serpro e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que terá como missão a adoção de suítes de escritório que suportam os padrões livres e o formato ODF (Open Document Format), além do desenvolvimento de sistemas operacionais de código aberto, como OpenSolaris e GNU/Linux e apoio a comunidade de desenvolvedores, em iniciativas como o projeto Javali.