A StatSoft South America, braço sul-americano da StatSoft Incorporation, especializada em soluções analíticas avançadas, registrou 50% de crescimento nas exportações de soluções estatísticas para a América do Sul em 2005. A expectativa da empresa para este ano é superar esta marca.
De acordo com Cláudio Pinheiro, diretor de operações para a América do Sul da StatSoft, a necessidade de aumentar a produtividade industrial e a qualidade dos produtos das unidades de produção sul-americanas ? para fazer frente ao acirramento da concorrência com unidades européias, principalmente do Leste Europeu, e asiáticas, com destaque para a China ? foram os principais impulsionadores da demanda por soluções brasileiras.
?Houve um expressivo aumento na demanda por soluções analíticas como consultorias especializadas, softwares e programas de formação, por parte dos países sul-americanos tais como o Chile, Venezuela e Peru?, explica Pinheiro. Para tanto, a subsidiária brasileira da StatSoft localiza seus sistemas para o espanhol e uma nova linha de programas de formação-treinamento foi desenvolvida exclusivamente para atender estes países.
O executivo informa ainda que as empresas mineradoras chilenas e peruanas, além das empresas petrolíferas venezuelanas têm demandado um conjunto de soluções que mesclam softwares estatísticos integrados a produção, laboratórios e pesquisa, o que lhes possibilita atuar de forma mais efetiva na qualidade de seus produtos. ?Isso fez com que nossas vendas para esses países crescessem significativamente em porcentagem superiores a 50%, em relação a 2004?, justifica.
Embora a aquisição de máquinas mais avançadas tenha ajudado as nações sul-americanas nessa competição, o que tem produzido resultados sustentáveis são as novas metodologias de gestão baseada em melhoria contínua. Tais metodologias são alicerçadas em sistemas gerenciais e sistemas estatísticos para garantia e análise de tendência dos rumos tomados.
No Brasil, a StatSoft South America já atingiu um patamar anual de retorno de investimentos (ROI) para seus clientes superiores a US$ 86 milhões. No Chile, Peru e Venezuela esta cifra já ultrapassa os US$ 10 milhões, com tendência a triplicar este valor neste ano. Além disso, com o aumento da qualidade dos produtos, as empresas obtêm melhores fatias no seu mercado de atuação e mais recursos para a área de desenvolvimento.