O Google aumentou sua participação de mercado nos Estados Unidos em abril, avançando sobre a posição dos três principais concorrentes. A alta do site de buscas foi de 1,4 ponto percentual, atingindo 49,7% de market share, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25/5) pela consultoria comScore.
De acordo com o levantamento, o Yahoo!, segundo maior serviço de buscas online, viu sua participação naquele mercado cair 0,7 ponto percentual, para 26,8%, ao passo que o MSN da Microsoft perdeu 0,6 ponto percentual, descendo para 10,3%. Já o Ask.com teve queda de 0,1 ponto percentual, para 5,1%. Já os sites da Time Warner, que incluem a AOL, se mantiveram com 5% de participação no mercado.
O crescimento do Google corresponde à perda somada de Yahoo, Microsoft e Ask.com. O site aumentou sua participação no mercado em 21 dos últimos 24 meses. O avanço em abril ficou atrás apenas da alta de 1,5 ponto percentual obtida pela companhia em novembro, de acordo com os dados da comScore. A divulgação da pesquisa contribuiu para que as ações da empresa avançassem na Nasdaq nesta sexta-feira.
Ainda segundo a pesquisa, os usuários de internet nos EUA realizaram 7,3 bilhões de buscas em abril, 11% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Os sites do Google foram responsáveis por 3,6 bilhões de pesquisas online no mês. Fora dos EUA, diversas pesquisas apontam o Google como líder no mercado de buscas na internet com 60% ou mais de participação.