Pouco mais de um ano depois de ter concluído a compra da Avocent, por US$ 1,2 bilhão, a Emerson Network Power, subsidiária da área de sistemas de energia do grupo Emerson, dá início à integração das soluções da empresa, que ao longo deste e dos próximos anos serão agrupadas um único pacote de produtos. A primeira etapa desse processo teve início nesta quarta-feira, 25, com o anúncio nos Estados Unidos do lançamento da plataforma Trellis, que incorpora um conjunto de hardware, software e serviços para o gerenciamento da infraestrutura de data center.
Inicialmente, serão integradas as soluções Liebert SiteScan, para monitoramento de ar-condicionado e sistemas de energia, entre outros equipamentos, e o Avocent DS View 3, software que permite o gerenciamento centralizado de todos os dispositivos de TI e de rede. A previsão é que até outubro deste ano esse processo esteja concluído, quando a solução conjunta começa a ser vendida no mercado, informa Steve Hassell, presidente da unidade de negócios Avocent. Em janeiro de 2012 deve ser liberada a versão 1.0 do Trellis, com alguns software integrados, e, no ano seguinte, a versão completa, a 2.0, que reunirá sete sistemas: dois da Avocent, três da Aperture e dois da Liebert.
De acordo com o executivo, a nova plataforma resultante dessa fusão vai permitir aos gerentes de TI o controle de todos os ativos da infraestrutura do data center, incluindo os de TI e a infraestrutura física, a partir de um único console. "Agora estamos em condições de trabalhar com clientes novos e os já existentes para delinear exatamente como eles podem adotar a plataforma Trellis para otimizar vários aspectos críticos das operações do data center", ressalta Hassell.
Embora reconheça que as empresas estão partindo cada vez mais para a virtualização e consolidação de servidores e a terceirização de suas infraestruturas de TI, o presidente da Avocent vê boas perspectivas para a nova plataforma. Sem revelar o quanto ela deve contribuir para o crescimento da receita, que no ano fiscal de 2010 foi de US$ 5,8 bilhões, ele diz que ainda há um grande número de organizações com data centers próprios, além do fato que, com o aumento da virtualização das infraestruturas de TI, abre-se um novo mercado entre os provedores de serviços que estão realizando fortes investimentos nos data centers para oferta de serviços na nuvem. "Provedores de serviço, como operadoras de telecomunicações e data centers, já estão se preparando para oferecer serviços na nuvem e esse movimento deve impulsionar a busca por soluções de gerenciamento."
Hessell observa que as infraestruturas de TI estão mais complexas, o que aumentou a necessidade de gestão dos data centers. Uma prova disso, segundo o executivo, pode ser verificada em uma pesquisa com os CIOs das principais empresas nos Estados Unidos, encomendada pela Emerson, na qual eles colocam a disponibilidade dos sistemas como o item mais importante hoje da TI. "A eficiência [da infraestrutura de TI] para o CIO é mais primordial que os custos, que obviamente são importantes, mas, se não oferecer resultados efetivos, ele perde o emprego", finaliza.
*O jornalista viajou a Nova York a convite da empresa.
- Pacote