A Plaxo, que produz software para manter atualizadas as agendas de usuários de computadores, anunciou que está ajudando milhões de membros de sua rede a abrirem suas agendas online, com o objetivo de criar redes sociais como o MySpace ou Facebook. Para tal, a empresa lançou o Plaxo 3.0, um novo serviço por meio do qual os usuários podem sincronizar dados de agenda armazenados em programas como o Outlook e em serviços como os do Google e Yahoo, além dos programas de agenda do Macintosh, o programa de e-mail Mozilla Thunderbird e muitos celulares.
O anúncio faz parte do esforço da empresa de retomar sua ascensão, a qual é considerada por muitos observadores do Vale do Silício como a precursora das redes sociais ao criar o primeiro serviço de internet que permite que dados sejam compartilhados entre grandes programas de agenda.
A Plaxo vai permitir que amigos acompanhem os hábitos de navegação online de seus contatos na internet, reproduzindo um recurso que vem alimentando a rápida ascensão do Facebook. O sistema permite que usuários de todas as idades criem redes privadas para conexão com seus amigos mais próximos. Assistir e acompanhar o que amigos estão fazendo na internet ? e permitir que outras pessoas assistam e acompanhem as atividades de um usuário ? é a tendência no momento.
A Plaxo anteriormente permitia que usuários mantivessem contato por meio de atualização automática de suas agendas, e assinou mais de 15 milhões de usuários até hoje, embora não se saiba quantos deles continuam ativos.