A Research in Motion (RIM) encerrou o primeiro trimestre fiscal de 2009, finalizado em 31 de maio passado, com receita de US$ 2,24 bilhões, um crescimento de 19% em relação a cifra de US$ 1,88 bilhão registrada no trimestre anterior, e de 107% na comparação com o total de US$ 1,08 bilhão contabilizado em igual período do exercício fiscal anterior.
Na divisão do bolo das receitas, aproximadamente 82% vieram das vendas de celulares, 13% de serviços, 3% de software e 2% de outras receitas. Durante o trimestre, a fabricante de smartphones embarcou cerca de 5,4 milhões de dispositivos.
Cerca de 2,3 milhões de novos BlackBerry adquiridos por assinantes dos serviços da empresa também foram adicionados no trimestre, sendo que, no fim do período, a base de aparelhos totalizava mais de 16 milhões.
O lucro líquido da RIM no trimestre cresceu cerca de 17%, para US$ 482,5 milhões (ou um ganho de US$ 0,84 por ação diluída), na comparação com um lucro de US$ 412,5 milhões (ou US$ 0,72 por ação diluída) registrado no trimestre anterior, ou com o lucro líquido de US$ 223,2 milhões (ou US$ 0,39 por ação diluída) obtido no mesmo período do ano passado.
Para o segundo trimestre fiscal, que se encerra em 30 de agosto, a RIM estima que receita fique entre US$ 2,55 bilhões e US$ 2,65 bilhões. A projeção é que a base assinantes chegue a aproximadamente 2,6 milhões. Os ganhos por ação estimados para o segundo trimestre são na faixa de US$ 0,84 a US$ 0,89 por ação diluída.
O total em caixa, equivalente em dinheiro e investimentos de curto prazo, somou US$ 2,08 bilhões, ante US$ 2,34 bilhões no fim do trimestre anterior, o que representou uma diminuição de US$ 267 milhões ao longo do trimestre. As despesas no trimestre incluíram o pagamento de imposto de renda de cerca de US$ 460 milhões e de capital e gastos intangíveis de cerca de US$ 293 milhões.