Prefeitura gaúcha implanta antispam e economiza 4 mil horas de trabalho/mês

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Com 23 mil funcionários, distribuídos em 23 secretarias e 450 prédios públicos, a Prefeitura de Porto Alegre melhorar a proteção de sua rede de comunicação com a implantação de um sistema de segurança de e-mail. A solução escolhida pela Procempa, empresa de tecnologia da informação da Prefeitura, foi a da Ironport, fornecedora de soluções para segurança de e-mail e ambientes web.

O sistema de segurança, implantado pela integradora gaúcha TechChannel, tinha o objetivo de vencer um grande desafio da Prefeitura: o recebimento de mais de 1 milhão de spams diários. Nesse sentido, foram instalados na rede da Procempa dois appliances C350 Ironport que atendem atualmente 10 mil caixas postais cadastradas pela Prefeitura. Com o sistema, segundo a empresa, os spams diários foram bloqueados, oferecendo uma economia de no mínimo 4 mil horas de trabalho/mês devido a não necessidade de leitura e eliminação dos e-mails inválidos.

Além do ganho de tempo e conseqüente aumento de produtividade, o engenheiro Éberli Cabistani Riella, gerente de tecnologia e serviços da Procempa, descreve outros benefícios, tais como a redução de custos operacionais e com infra-estrutura, bem como eliminação de novos investimentos em comunicação devido à economia de banda proporcionada pela Ironport; houve ainda uma significativa redução de armazenamento de dados e processamento dos servidores de email e também aumento da segurança, uma vez que os spams carregam conjuntamente vírus e outras ameaças (malwares, sypwares, etc.).

Antes da implantação do sistema antispam, a solução usada pela Procempa era baseada em um software livre que não era capaz de atender ao grande volume de spams recebido pelo órgão público. Este software atendia apenas 60% dos problemas com baixa taxa de detecção de e-mails inválidos, alto custo de gerenciamento e administração, além de não permitir definição de políticas por usuários ou grupos e filtro de conteúdo de anexo, etc. Ainda, a solução anterior não fornecia relatórios de fluxo de mensagem e gráficos e não possibilitava atualização automática de antispam.

Em agosto de 2007, foram implantados dois appliances C350 IronPort com capacidade para atender mais de 20 mil caixas postais. Com esses equipamentos de segurança, foi verificado que 96% dos e-mails recebidos diariamente pela Prefeitura passaram a ser rejeitados, reduzindo para 26 mil a quantidade média diária de e-mails válidos, sem nenhum relato de falso-positivo ? e-mail válido bloqueado por engano. Além disso, também foram prevenidas diariamente, em média 500 infecções por vírus. Também houve redução de custo operacional com redução do número de servidores de cinco para duas máquinas. No somatório dos benefícios obtidos, o projeto apresentou um retorno do investimento (ROI) calculado em 6,5 meses.

Todas essas melhorias foram visíveis para os usuários da rede da Procempa. Segundo Riella, os usuários notaram a rede mais rápida e sem spam. ?Recebemos inclusive muitos elogios dos usuários e gestores?, comenta o gerente de tecnologia e serviços da Procempa.

A rede da Procempa é híbrida com tráfego de dados, voz e imagem, distribuídos por meio de fibra ótica, rádio e comunicação sem fio (wireless). No data center da rede há um mainframe e 140 servidores internos. Na rede corporativa há cerca de 50 servidores externos. O parque é formado por 8 mil computadores e 2,5 mil impressoras. O portifólio de soluções conta com 240 sistemas informatizados destinados à gestão pública municipal.

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