As vendas mundiais de PCs devem totalizar 274 milhões de unidades neste ano, o que representa uma queda de 6% na comparação com os 292 milhões de máquinas comercializadas em 2008, segundo dados do Gartner.
A nova projeção mostra certa recuperação do mercado e é ligeiramente melhor que a feita em maio pela consultoria, que estimava queda de 6,6% nas vendas neste ano. Já na comparação com a primeira estimativa divulgada em março, que previa queda de 9,2% de vendas do período, ela é substancialmente mais promissora.
De acordo com o Gartner, já é esperada uma recuperação e crescimento nos embarques de PCs para o quatro trimestre deste ano. Para 2010, a estimativa é que o mercado apresente aumento de 10,3% em número de unidades vendidas.
Os mini-notebooks continuam sendo os responsáveis por amenizar a queda no mercado de PCs e devem fechar o ano com vendas de 21 milhões de unidades, as quais devem saltar para 30 milhões em 2010. Desse modo, o segmento de portáteis tem previsões de vendas de 149 milhões de unidades neste ano, alta de 4,1%, porém com queda esperada de 12,8% em relação a receita, o que significa um recuo nos preços dos notebooks devido à crise financeira mundial.
Já as vendas de desktops agora são estimadas em 125 milhões de unidades no ano, queda de 17,1% em volume e de 26,6% em receita.
- Cenário melhor