Três soluções livres desenvolvidas pela Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Brasil e pelo Ministério da Educação (MEC) já estão disponíveis à sociedade no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, dia 24 de junho, em Porto Alegre, durante o primeiro dia de atividades do 10° Fórum Internacional de Software Livre (Fisl). As soluções disponibilizadas no Portal do Software Público podem ser obtidas por qualquer interessado, mediante cadastramento.
Um dos novos software possibilita a transmissão de um streaming de áudio e vídeo pela intranet ou internet, reduzindo custos com reuniões presenciais. O sinal pode ser capturado por até duzentos outros pontos da rede por um único servidor.
O software Minuano foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para auxiliar a comunicação gerencial da empresa junto às suas agências. Segundo a vice-presidente de TI da instituição, Clarice Coppetti, o Minuano é a única solução em software livre desenvolvida para transmissão de áudio e vídeo pela internet e intranet. Ela diz que esta é a segunda solução disponibilizada pela Caixa nesse ambiente, o que mostra o amadurecimento da equipe no desenvolvimento de soluções públicas.
O outro software lançado na ocasião é o Apoena, desenvolvido pelo Banco do Brasil para facilitar o acesso à informação nos telecentros apoiados pela instituição em todo o país. A solução produz clippings de notícias e conforme o gerente de divisão do Banco do Brasil, Ulisses de Sousa Penna, funciona como uma agência de notícias, pois coleta e processa dados de mais de 300 fontes informativas. O usuário pode definir e filtrar os assuntos de seu interesse bem como encaminhar as notícias por e-mail para outras pessoas cadastradas no sistema.
Também foi anunciada a disponibilidade do sistema operacional Linux Educacional pelo Ministério da Educação (MEC). O Linux Educacional adapta as funcionalidades do sistema operacional Linux para as necessidades do ambiente escolar, segundo o analista de teste de sistemas do MEC, Francisco Willian Saldanha. Uma de suas vantagens, segundo ele, é facilitar a sua utilização por professores e alunos. A solução também conta com aplicativos como jogos educacionais e conteúdos multimídia para uso em sala de aula.
Saldanha explicou que o Linux Educacional também facilitou o compartilhamento de informações, dados, e arquivos com computadores que utilizam sistemas operacionais proprietários.
Em 2008, o MEC implantou sete mil laboratórios de informática em escolas públicas rurais do país e outros 22 mil em escolas urbanas. Até o final de 2009 serão implantados cerca de 60 mil novos laboratórios em escolas públicas rurais e urbanas do país.
Abertura do 10° Fisl
A 10ª edição do Fórum Internacional de Software Livre começou na quarta-feira, 24, em Porto Alegre.
- Soluções livres