Internet já é canal de compra preferido do brasileiro

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A internet se confirma como o grande canal de comunicação entre os brasileiros, tanto para entretenimento como canal de compras ou simplesmente para obter informações. Essa é a constatação da pesquisa Media Democracy realizada pela Deloitte nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e Brasil. Ao todo, o estudo ouviu cerca de 9 mil pessoas que retrataram os hábitos de consumo de mídia e de tecnologia do século 21. No Brasil, foram ouvidas 1.346 pessoas na faixa etária de 14 a 75 anos.
O levantamento no país mostra que o brasileiro continua se destacando em relação a outros países como um consumidor de mídia em todos os formatos. São 36,8 milhões de internautas ativos e 13,7 milhões com internet em casa. Assim como no ano passado, para a maioria dos consumidores o computador superou a televisão em termos de entretenimento. A internet é um dos principais motivadores dessa mudança. O internauta brasileiro gasta, em média por semana, 17 horas assistindo TV e cerca de 30 horas navegando na web. "Podemos concluir que a internet é uma importante ferramenta de veiculação de anúncios. As empresas não podem e nem devem ficar de fora dessa tendência", afirma Marco Brandão, sócio da Deloitte na área de tecnologia, mídia e telecom.
As redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e mensagens de texto são utilizados por 86% dos entrevistados para falar com os amigos. Todos os dias, 38% dos brasileiros pesquisados utilizam essas mídias. Outra motivação para navegar na internet é o acesso a conteúdos de vídeo on-line. Entre a faixa de 14 a 26 anos o computador é quase tão utilizado quanto a TV para assistir a vídeos – 56% assistem vídeos pela TV e 54% assistem pelo computador.
Comunicação universal
O estudo concluiu que a internet já é considerada um canal de compra, especialmente para eletrônicos (71%) e compras em lojas de departamentos (58%). Além disso, 65% dos entrevistados disseram que comentários e indicações on-line de consumidores influenciam mais nas decisões da aquisição que qualquer outro tipo de publicidad. A propaganda on-line ainda é considerada mais invasiva pela grande maioria dos entrevistados que as veiculadas em jornais e revistas (69%). Mais da metade afirmou que estaria mais confortável em fornecer informações pessoais na web se isso significasse receber anúncios direcionados a suas necessidades (55%).
A pesquisa mostra ainda que a internet e o celular caminham juntos. O celular foi apontado como o dispositivo de comunicação universal por excelência e é utilizado como meio de entretenimento, especialmente nas faixas etárias mais jovens. Foi possível identificar ainda que de uma a cada seis horas despendidas na web é via celular. Nove em cada dez entrevistados, afirmaram possuir um celular e um em cada cinco, disseram possuir na residência um aparelho do tipo smartphone.
Entre as três principais utilidades do celular (usadas com freqüência pelos entrevistados) estão: mensagens de texto (93%), câmera digital para fotos (83%) e câmera de vídeo (71%). Os aplicativos como games e MP3 player no celular são mais valorizados quando a faixa etária é menor. O acesso à internet, e-mail e o recebimento das notícias são mais utilizados por consumidores entre 27 e 43 anos. Sobre a possibilidade de convergência entre as mídias, 88% dos entrevistados disseram que gostariam de conectar a televisão à Internet para baixar vídeos e outros conteúdos diretamente na TV.

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