A fabricante de componentes e acessórios Kingston está negociando a compra de 25% da Panram internacional, fabricante taiwanesa de chips de memória DRAM – usados em computadores e outros aparelhos eletrônicos –, em regime de OEM. Com a transação, a Kingston se tornará a maior acionista da companhia. De acordo com fontes ligadas às empresas, ouvidas pelo site chinês especializado em tecnologia DigiTimes, a Panram ofereceu 12 milhões de ações a 12,24 milhões de novos dólares de Taiwan cada (o equivalente a US$ 0,41), totalizando aproximadamente US$ 490 milhões.
A fabricante taiwanesa, que produz os módulos DRAM da Kingston desde 2009, possui 18 linhas de produção no noroeste de Taiwan. Os módulos DRAM representam por pouco menos de metade de sua capacidade produtiva atualmente. Com a confirmação da compra, a Kingston deve remanejar os pedidos de produção de outros OEM para a Panram, principalmente porque a produção atual das 18 linhas da Kingston em Xangai, na China, está sobrecarregada.
Com o negócio, a Kingston concentrará o foco nas 12 linhas próprias que mantém em Taiwan para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, segundo as fontes.