Após a adoção do Centro de Serviços Compartilhados, a Rodovico Transportes está conseguindo mais eficiência e produtividade para as operações da empresa fundada em 2002 no Oeste do Paraná.
"Durante o uso desse serviço, pude notar inicialmente um impacto positivo no custo de estrutura e de pessoas", afirma Diego Nazari Reis, diretor de desenvolvimento de negócios da Rodovico Transportes. "Com o CSC, conseguimos elevar o indicador de abastecimento interno para 85% entre Cascavel e Campo Largo, rotas-chave para nossa frota".
No setor de transporte de cargas, as principais vantagens dessas unidades operacionais são a redução de custos no transporte e no armazenamento e o aumento da flexibilidade e da agilidade das empresas. Essas reduções permitem às empresas o investimento em sua operação logística, potencializando seus resultados.
"A necessidade de implementar um centro de serviços compartilhados na minha empresa surgiu quando percebi que, até então, contávamos com uma capacidade de estrutura ociosa", diz Nazari. "É crucial se manter atualizado em relação às demandas que surgem no mercado. Para oferecer bons serviços, cultivar clientes parceiros e obter uma boa receita, precisamos estar a par das ferramentas capazes de nos auxiliar", conclui o executivo.
CSC
Um dos principais pontos que tornam os CSCs atraentes é a sua capacidade de reduzir gastos e de otimizar processos. Um estudo de 2019 da empresa de serviços Deloitte, que analisa as principais práticas e tendências das organizações de serviços compartilhados, estimou que 89% das empresas que utilizam esse tipo de estrutura se encontram na área de finanças e apenas 20% na área de gestão de cadeia de suprimentos. Ainda segundo o mesmo levantamento, a maioria dos negócios registrou um aumento de 5 a 10% em sua produtividade após a adoção dos centros.