Uma das cinco empresas líderes mundiais em cobrança de pedágio sem cancelas iniciou, em junho, a operação brasileira de seu sistema free flow. Com sede em Barcelona, na Espanha, Norway, e filiais na Índia, México, Brasil, Chile e Argentina, a Tecsidel atua há mais de 20 anos em território brasileiro e detém 70% do já tradicional mercado de cobrança de pedágio do país, com mais de 3.300 vias. Agora, dá início a sua primeira operação sem cancelas, na MG-290, que liga os municípios de Ouro Fino e Monte Sião.
Com uma solução de alta tecnologia, adaptada ao perfil do usuário brasileiro, o sistema da Tecsidel garante o monitoramento e cobrança das passagens dos veículos pelo pórtico de pedágio, realizando a cobrança via tag, para quem possui serviços de assinatura com meios de pagamento, ou possibilitando o pagamento posterior pelo portal ou app aos demais motoristas. Para isso, a empresa vem realizando um grande investimento. Foram mais de R$ 2 milhões já investidos na adaptação do sistema à realidade brasileira, com a projeção de chegar aos R$ 20 milhões nos próximos cinco anos, em operações free flow, infraestrutura e sistema de arrecadação.
Para atender também àqueles que não têm a tag, a empresa desenvolveu uma solução integrada com o sistema de arrecadação por vias e para pórticos MLFF (free flow), que através do portal web, totens e app para pagamentos de tarifas por pix e cartão de crédito, permite aos usuários da rodovia liquidar os valores de suas passagens no prazo de 15 dias, evitando assim a multa por evasão de pedágio. O motorista pode baixar o aplicativo ou acessar o site, se cadastrar e receber informações de novas cobranças, ter acesso ao histórico, comprar créditos ou fazer somente uma a liquidação ou consulta avulsa rápida, inserindo os dados do veículo para gerar a guia de pagamento.
A expertise da Tecsidel vem também de sua controladora, o Grupo EYSA, que é um player global em soluções voltadas à mobilidade de pessoas e bens, no controle de acesso às cidades e soluções multimodais focadas na integração do transporte público. Com uma história que começou em 1976, a EYSA gere atualmente infraestruturas de mobilidade urbana e interurbana em mais de 350 localidades, em 31 países e quatro continentes.
"Estamos aportando novas tecnologias no mercado brasileiro, pois acreditamos que esta é uma das mais promissoras operações para a companhia. O país ainda tem muito o que investir em infraestrutura, e as expectativas para novas concessões são bastante relevantes nos próximos anos. Nossos planos envolvem o desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e cobranças, capaz de dar total suporte às concessionárias que estarão à frente dessas novas operações pedagiadas", explica o CEO da Tecsidel Brasil, Vitor Nunes.
Segundo o executivo, o início das operações automatizadas no Brasil representa o primeiro passo de um novo momento para a companhia. "Nós temos uma operação de sucesso no país, com mais de 40 clientes entre as principais concessionárias, que são atendidas por uma estrutura 100% brasileira. O objetivo, agora, é oferecer a essas empresas um sistema integrado, aproveitando nosso marketshare de 70%, proporcionando um grande diferencial a nível sistêmico, adaptado à realidade e ao comportamento do usuário brasileiro e que possibilite uma melhor experiência ao motorista e mais segurança às companhias. Para nós, isso significa sair do papel de integradora de sistemas para a detentora de uma solução que vai apoiar todo o futuro desenvolvimento do mercado de cobranças de pedágio no Brasil".
Mercado de concessões
As boas perspectivas para as concessões rodoviárias no país nos próximos meses são um incentivo às apostas da companhia no Brasil. No início do ano, o Governo Federal anunciou a previsão de 13 leilões ainda em 2024, que devem somar mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados. A Tecsidel já mapeou, também, outros seis leilões, que devem ocorrer em 2025, números que, segundo os executivos da empresa, podem crescer ainda mais.