Novo panorama de investimentos e M&A, divulgado pela Liga Ventures, revela queda de 34% nos recursos captados pelas foodtechs. Em 2023, o segmento apresentou uma queda de 34% no montante captado em comparação com 2022, acumulando R$ 837 milhões em 28 deals, contra R$ 1.267 bilhão em 42 deals.
O estudo aponta também que as foodtechs que receberam investimento em Serie B, C e D captaram cerca de 67% do montante total adquirido no ano passado. Ou seja, as startups com investimentos Serie B captaram o valor de R$ 60 milhões; aquelas com rodadas Serie C chegaram a R$ 259 milhões e Serie D atingiram um total de R$ 243 milhões.
Outro dado interessante se refere ao valor adquirido em cada fase das startups: as late-stage tiveram uma diminuição de 17% em comparação com 2022, enquanto nas mid-stage e early-stage o montante captado foi 60% e 25% menor, respectivamente.
No último ano, houve um aumento na quantidade de investimento nas foodtechs em estágio avançado (late-stage), passando de dois para três delas, e nas que estão em estágio intermediário (mid-stage), passando de dez para onze. Já aquelas em estágio inicial (early-stage) registraram uma redução significativa, indo de 30 em 2022 para 14 em 2023.
O estudo lista também as categorias que mais captaram em 2023. Em primeiro lugar estão as startups de marketplace de alimentos e delivery, impulsionadas por big rounds com R$ 502 milhões. Em seguida, temos as de marketplace B2B somando R$ 114 milhões, reaproveitamento e gestão de resíduos e descarte (R$ 62 milhões), novos alimentos e bebidas (R$ 47 milhões) e dados (R$ 30 milhões).
"O mercado alimentício passou por diversas transformações nos últimos anos, principalmente após a pandemia. Enquanto os consumidores têm demandado por um atendimento cada vez mais personalizado, rápido e assertivo, os produtores pedem por soluções que ajudem a automatizar a produção agrícola, diminuir os custos operacionais e otimizar a logística. Nesse cenário, as startups têm utilizado novas tecnologias para agilizar e evoluir os processos que acompanham toda a jornada do alimento, desde a produção, distribuição, venda, consumo, serviço e retorno – e tudo isso tem atraído a atenção do mercado e impulsionado os investimentos em foodtechs", analisa Daniel Grossi, Chief Ventures Officer da Liga Ventures.
O relatório analisa também o número de M&As no ano passado em comparação com o anterior. Em 2023, o mercado contou com cinco aquisições no setor alimentício. Enquanto em 2022, esse número chegou a oito, e em 2021, foi o grande ápice dos últimos anos com 19 aquisições.
Com relação à quantidade por categorias entre 2019 e 2023, destacam-se as áreas de logística e entrega (7); dados (4); promoção do varejo (4); novos alimentos e bebidas (3) e marketplace de alimentos e delivery (3).
Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.