A Regulating AI, uma organização líder sem fins lucrativos dedicada a promover padrões éticos e governança em inteligência artificial, anunciou a formação do seu Conselho Consultivo. Os membros do Conselho são indivíduos talentosos, com vasta experiência em governança, formulação de políticas e liderança inovadora em todo o mundo. O Conselho Consultivo inclui o ex-senador dos EUA Cory Gardner, o ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga, o ex-primeiro-ministro da Finlândia, Esko Aho, o ex-ministro do Comércio/Ferrovias da Índia Suresh Prabhu e os ex-membros do Congresso dos EUA, Steve Israel, Jim Moran, Steve Stivers e Daniel Donovan.
A visão do Conselho é promover um ecossistema de IA inclusivo, responsável e sustentável que beneficie a humanidade, ao mesmo tempo que mitiga riscos potenciais e aborda questões éticas. Centrar-se-á em diversas iniciativas importantes – Desenvolvimento de um Quadro Abrangente para a Governação da IA, Promoção da Cooperação Internacional, Defesa de Vozes Diversas e Exploração das Implicações da IA ??Específicas ao Setor – para citar algumas.
Sanjay Puri, fundador da Regulating AI, declarou: "Estou emocionado em dar as boas-vindas aos nossos honrados membros do Conselho. Este grupo notável representa uma gama diversificada de conhecimentos, experiências e perspectivas. À medida que navegamos pelas complexidades deste cenário tecnológico em rápida evolução, a sabedoria e o conselho desses estimados indivíduos será inestimável na definição de políticas que equilibrem inovação, considerações éticas e bem-estar social."
O presidente Jorge Quiroga afirmou que "o poder transformacional da IA ??é maior do que as mudanças revolucionárias digitais anteriores, se o seu potencial for aproveitado com uma regulamentação eficaz que tenha em conta as características das nações em desenvolvimento. "Regular a IA" pode ser a plataforma de convocação para que isso aconteça".
O senador Cory Gardner declarou: "À medida que a tecnologia de IA avança rapidamente, é crucial que tenhamos estruturas regulatórias robustas em vigor para garantir que ela seja desenvolvida e implantada de forma responsável e ética. Tenho a honra de me juntar ao Conselho Consultivo de Regulamentação de IA para ajudar a moldar políticas que protegerão a privacidade do consumidor, evitarão preconceitos algorítmicos e defenderão os valores democráticos."
Através deste Conselho, a Regulamentação da IA ??visa promover a construção de um quadro regulamentar robusto e globalmente inclusivo, o aumento da confiança pública, a harmonização de normas internacionais e a capacitação de uma ampla diversidade de partes interessadas.