A Mercador, empresa do grupo Telefônica especializada em projetos de integração e automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos, acaba de atualizar suas soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e a segurança dos usuários de sua plataforma. As melhorias, segundo a empresa, foram na estrutura, na armazenagem e no monitoramento do trânsito de documentos.
Com a atualização, a Telefônica-Mercador passa a oferecer também a arquitetura orientada a serviços (SOA), que disponibiliza serviços em uma rede de computadores de forma independente, com comunicação por meio de padrões abertos.
As inovações, segundo a Mercador, permitem processar mais dados ao mesmo tempo com a mesma estrutura anterior, tornando mais ágil a armazenagem e o envio das informações. O gerente de desenvolvimento da empresa, Fábio Beckenkamp, explica que houve melhoria no framework de integração, que está no centro do sistema, promovendo escalibilidade, flexibilidade e transparência. ?Conseguimos minimizar o tempo médio de processamento dos documentos, otimizando os recursos de CPU e memória, por meio da priorização de documentos e do controle de múltiplos consumidores de documentos?.
A tecnologia SOA também está sendo utilizada para facilitar a integração do portal Mercador com as soluções de portais de seus clientes. Com isso, os clientes podem controlar de forma mais eficiente o tráfego de informações com segurança. Dependendo do cliente, ele recebe um relatório de retorno com métricas de nível de serviço. Algumas informações podem ser consultadas pelo usuário no próprio portal Mercador.
?Se antes o processo desse documento tinha dez passos, agora tem mais de 20 passos controlados. Isso é importante porque o cliente consegue enxergar exatamente onde o documento parou e qual é o seu status?, detalha Daniel Dias, diretor de operações da empresa.
Para atender à demanda por agilidade na entrega de informações críticas, a Mercador criou monitores que acompanham o envio e a entrega dos documentos. No varejo, por exemplo, em que há urgência na entrega de pedidos e de notas fiscais para a compra de produtos, o protocolo de recebimento é uma garantia de segurança aos usuários da plataforma Mercador.