A Claro, terceira maior operadora de celular do país em número de clientes, controlada pelo grupo mexicano América Móvil, contabilizou receita líquida de R$ 2,43 bilhões no segundo trimestre, cifra 14,6% superior aos R$ 2,12 bilhões registrados em igual período do ano passado. Já a receita líquida com serviços cresceu 18,7%, ante o mesmo período de 2006, alcançando R$ 2,06 bilhões. No acumulado dos 12 meses, a receita cresceu 48,7% (considerando os impactos do bill & keep).
A empresa foi destaque no balanço da América Móvil como a que mais adicionou assinantes: 1,6 milhão, no período. O grupo conta com 137 milhões de clientes. A receita média por usuário (Arpu) alcançou R$ 27, crescendo 14,4% ante o ano passado. O lucro operacional (Ebit) foi de R$ 174 milhões, superando em R$ 331 milhões o segundo trimestre de 2006. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) foi de R$ 601,1 milhões, um crescimento de 145,4% na comparação com igual período do ano passado. A margem Ebitda foi de 24,7% e um crescimento de 0,5 ponto percentual na participação de mercado com 36,4% nas adições líquidas.
A empresa alcançou uma base de assinantes de 26,2 milhões de clientes, com crescimento de 25,2% sobre o mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Claro, João Cox, a empresa apresentou constância nos bons resultados nos últimos trimestres com crescimento consistente da base pré-paga que a alcançou 4,7 milhões de assinantes, 37,2% maior que o mesmo período de 2006. O churn (perda de assinante) foi de 2,4%, com um crescimento de apenas 0,12% ante 2006. ?A empresa mantém sua política de subsídios aos aparelhos como estratégia de adesão de clientes?, disse Cox.
Reforço no atendimento
Já se preparando para a portabilidade numérica prevista para 2009 e que vai permitir que o cliente migre para outra operadora levando seu número, a Claro anunciou neste trimestre uma série de iniciativas com foco no atendimento. A empresa está lançando o Claro A, um pacote de serviços diferenciados para clientes de alto poder aquisitivo que custa R$ 49,90 pelo atendimento personalizado de um executivo que vai gerenciar o relacionamento do assinante com a operadora. A Claro também está lançando uma campanha, divulgada em diversos jornais do País, que convida ex-clientes a entrarem em contato com a empresa para dar seu feedback sobre serviços. Também oferece uma pesquisa de satisfação aos novos clientes, por SMS, 24 horas após a ativação do serviço. Outra iniciativa é uma URA de vídeo, nas lojas que informam os planos e novos produtos da operadora.