Inscrições para pós em Direito e TI na USP terminam dia 29

0

Em iniciativa inédita, a Escola Politécnica (Poli) com o apoio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, ambas da Universidade de São Paulo (USP), uniram forças para atender a uma demanda crescente das empresas de todos os ramos de atividade: profissionais que compreendam tanto de Tecnologia da Informação (TI) como da legislação que se relaciona direta ou indiretamente ao assunto.
Assim, o curso de pós-graduação latu sensu "Direito e Tecnologia da Informação" visa a preparar a alta gerência das organizações para tomar decisões mais conscientes dentro do atual e dinâmico ambiente de negócios. Ou seja, em um mercado cada vez mais sujeito a transformações motivadas pela evolução da TI e pela introdução permanente de novos paradigmas que, muitas vezes, conflitam com as leis em vigor.
As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 29 de julho de 2011. Pela internet, o interessado pode se candidatar em: http://www.pecepoli.org.br/PT/DTI. Ao final do curso, os alunos aprovados nas disciplinas e no trabalho de conclusão receberão o Certificado de Especialista pela Universidade de São Paulo (USP).
Para o coordenador do curso, o Prof. Dr. Edson S. Gomi, da Poli-USP, a TI está provocando mudanças profundas não apenas nas áreas técnicas, mas em toda a sociedade, no Estado, bem como nas organizações públicas e privadas. "Surgem então dúvidas e conflitos que ultrapassam as fronteiras do conhecimento tecnológico e chegam ao domínio da área jurídica", atesta Gomi.
"Como lidar de maneira técnico-jurídica com ativos intangíveis como software, música, imagens, vídeo e bancos de dados? Como proteger inovações e criações em Tecnologia da Informação? Quais são as responsabilidades de quem fornece ou usa a Tecnologia da Informação?", questiona o professor doutor, concluindo que estas são algumas das indagações que surgem diariamente. "São exemplos ilustrativos da necessidade de se ter profissionais preparados para lidar com a convergência entre a Tecnologia da Informação e o Direito".
O Diretor da Faculdade de Direito da USP, Prof. Dr. Antonio Magalhães Gomes Filho, também vê com muito entusiasmo a realização deste curso interdisciplinar, principalmente diante das novas questões jurídicas surgidas com o desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Para ele, trata-se de uma oportunidade excepcional de troca de experiências e informações entre os profissionais e estudiosos das diversas áreas envolvidas, que certamente trará bons resultados para o aperfeiçoamento da legislação sobre a matéria.
A pós-graduação "Direito e Tecnologia da Informação"
O curso conta com uma abordagem multidisciplinar, na qual o aluno terá oportunidade de estudar e compreender a gênese das Tecnologias da Informação, os fundamentos jurídicos e os impactos legais da sua utilização pelas pessoas e pelas empresas. O curso tem em seu corpo docente professores doutores da Escola Politécnica e da Faculdade de Direito da USP, assim como profissionais que atuam em empresas de consultoria tecnológica e escritórios de advocacia especializados nas questões de Direito e de Tecnologia da Informação.
O objetivo do curso é preparar, qualificar e atualizar profissionais que lidam simultaneamente com as questões de Direito e de Tecnologia da Informação, provendo:

– Formação teórica para compreender o Direito e a Tecnologia da Informação, além das implicações legais da criação, da disseminação e do uso da Tecnologia da Informação em termos de direitos e obrigações.
– Formação de espírito crítico e de habilidades técnicas e jurídicas para atuar preventivamente, investigar e solucionar conflitos decorrentes da criação, da disseminação e do uso da Tecnologia da Informação.
Estrutura do curso
O curso é constituído por seis módulos, sendo que cada módulo é composto por duas disciplinas de 30 horas-aula, totalizando 360 horas. O tempo previsto para sua conclusão é de dois anos, sendo que o ano letivo é composto por quatro módulos, cada um com duração de dois meses e meio. As aulas serão ministradas no período noturno.
Disciplinas
• Hardware: conceitos, tecnologias e negócios
• Software: conceitos, tecnologias e negócios
• Serviços de Tecnologia da Informação: conceitos, tecnologias e negócios
• Mídia e do Conteúdo: conceitos, tecnologias e negócios
• Metodologia da Pesquisa Científica
• Direito do Espaço Virtual
• Direitos Intelectuais na Sociedade da Informação
• Direito Processual e os Reflexos da Tecnologia da Informação
• Crimes Eletrônicos
• Software: Proteção Jurídica e Regime Contratual
• Aspectos Jurídicos da Segurança da Informação no Ambiente Corporativo
• Perícia Forense Computacional
Público-Alvo
Profissionais da área de Tecnologia da Informação, tais como diretores, gerentes e técnicos, bem como profissionais da área jurídica, tais como advogados, juízes, promotores, procuradores, e também os profissionais das mais diversas formações que se utilizam das Tecnologias de Informação. Espera-se dos candidatos sólida formação superior, conhecimentos básicos de inglês e experiência profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.