O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática, Similares e Profissionais de Processamento de Dados do Distrito Federal (Sindpd-DF) fechou um acordo com o sindicato patronal da categoria, nesta segunda-feira, 25, relativo ao aumento salarial e outras reivindicações dos trabalhadores, que prestam serviços aos órgãos públicos.
Ficou acertado entre as partes que os reajuste salarial, retroativo à data base de 1º de maio, será de 7% e o vale-alimentação, de R$ 10,35. O sindicato patronal, que a princípio havia rejeitado a manutenção do triênio da categoria, concordou em mantê-lo. O acordo estabelece também que os dois dias de greve, realizada na semana passada, não serão descontados dos trabalhadores. O dias parados, no entanto, deverão ser compensados, respeitando-se o limite de duas horas extras diárias.
Para o próximo ano, o sindicato patronal e o Sindpd-DF definiram que serão retomadas as políticas de valorização do trabalhador. De acordo com o secretário-geral do Sindpd-DF, Edson Simões, o objetivo é que o piso da categoria, que hoje é de R$ 720, continue a acompanhar a política de reajuste do salário mínimo.
- Reajuste