A TAM anunciou nesta segunda-feira, 25, que a partir do segundo semestre de 2012 os passageiros de rotas internacionais da companhia poderão utilizar seus telefones celulares durante o voo. O serviço estará disponível na frota internacional, incluindo aeronaves Airbus e Boeing. Nesses aviões, também estará disponível sinal Wi-Fi, possibilitando o uso de computadores, tablets e demais aparelhos compatíveis com a tecnologia para acesso à internet.
A decisão de ampliar os serviços de conectividade oferecidos pela OnAir foi tomada depois de nove meses, durante os quais passageiros fizeram chamadas telefônicas, receberam e enviaram mensagens de texto e e-mails e acessaram a Internet em algumas rotas domésticas da companhia. Os serviços de conectividade OnAir baseados na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat serão implantados inicialmente em quatro aeronaves Boeing 777-300ER e, até 2014, em mais oito a serem recebidas pela companhia, bem como em dez aeronaves Airbus A330 e 27 A350 – estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018. Somadas às 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema, das quais quatro já oferecem conectividade a bordo, 80 aviões da TAM serão equipados com os serviços OnAir nos próximos anos.
Para estrear esse serviço em voos internacionais, a TAM ainda depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil. No mundo todo, o uso da internet em aviões só é permitido quando a aeronave atinge altitude considerada segura. O uso de dispositivos eletrônicos continuará proibido nos momentos de pouso e decolagem.
- Papa-tango