A população dos Estados Unidos utiliza de maneira crescente as redes sociais para verificar opiniões de usuários sobre medicamentos, tratamentos ou hospitais.
As informações obtidas nesses sites de relacionamento influenciam as decisões dos usuários, levando-os a, entre outras coisas, buscar uma segunda opinião médica sobre seus problemas de saúde. As informações são do "Social media 'likes' healthcare", um levantamento feito pelo Health Research Institute (HRI), da PwC.
Os dados do estudo indicam que 42% dos 1.060 norte-americanos pesquisados utilizam sites de relacionamento para se informar ou para ler opiniões de outros usuários sobre temas ligados a saúde. Em torno de 29% entram nas redes para descobrir o que pacientes falam sobre doença que enfrentam.
As informações obtidas nas redes sociais levaram 45% dos pesquisados a buscar uma segunda opinião médica, segundo o estudo. Os que são influenciados a procurar novas dietas, exercícios e mecanismos para lidar com o estresse chegam a 42%.
A análise dos dados também confirmou que a ferramenta interfere na escolha de especialistas, remédios e planos de saúde, entre outras descobertas.