A Amazon está silenciosamente pedindo que as principais marcas participem de seus primeiros testes de anúncios musicais, representando os primeiros passos do gigante do comércio eletrônico no sentido de oferecer inserções pagas de produtos dentro de seu ecossistema Alexa ativado por voz, segundo a publicação norte-americana de marketing Ad Age.
Em um prospecto obtido pelo Ad Age, a Amazon oferece uma oportunidade exclusiva para experimentar "anúncios em áudio", garantindo que as marcas alcançariam um milhão de ouvintes. O teste foi gratuito para os anunciantes, e a Amazon convidou a Colgate, L'Oréal e a Lululemon, entre outras, de acordo com um executivo de agência de propaganda, que falou sob condição de anonimato porque o programa ainda está em sigilo.
Em abril, a Amazon anunciou planos para um serviço de música suportado por anúncios, concorrendo contra o Spotify e o Pandora. Embora o interesse da Amazon no espaço fosse conhecido, as conversas com os anunciantes revelam novos detalhes sobre o programa.
A Amazon está procurando proteger seu território em dispositivos de Eco com tecnologia Alexa, nos alto-falantes domésticos e nas telas de voz. Os anunciantes dizem que o Spotify e o Pandora usam o ecossistema da Amazon como um ponto de venda para comprar anúncios.
A Amazon já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos de voz Alexa, de acordo com a empresa, mas até agora o serviço de música suportado por anúncios não disponilizava para as marcas uma forma comprar inserção na plataforma. As marcas podem criar "habilidades" que atendem aos consumidores que fazem perguntas ao Alexa, mas não podem comprar anúncios.
As vendas de anúncios de áudio digital alcançaram US$ 2,3 bilhões nos EUA em 2018, de acordo com o Interactive Advertising Bureau. O Spotify relatou 123 milhões de ouvintes com suporte de anúncios e US $ 1,4 bilhão em vendas de anúncios no primeiro trimestre deste ano.
Os anúncios de áudio da Amazon são interativos de uma forma que o Spotify e o Pandora não podem corresponder, de acordo com os anunciantes. Os ouvintes podem falar com os anúncios e dizer ao Alexa para adicionar produtos a carrinhos de compras e outras funções. A Amazon também é a opção de música padrão nos dispositivos Alexa quando as pessoas pedem qualquer música ou gênero aleatório.
A Amazon se recusou a comentar essas informações, segundo o Ad Age. Os anunciantes dizem que os anúncios de áudio estarão amplamente disponíveis no primeiro trimestre do ano que vem, mas as marcas vão testá-los até lá, especialmente nos feriados.