Com o objetivo de impulsionar o crescimento do negócio, investindo nas pessoas e cultura corporativa, a Stoque acaba de criar a diretoria de marketing e cultura organizacional. Quem assume o cargo é Amanda Furtado, que está na companhia desde 2019. Agora, como diretora, terá a missão de liderar ações voltadas para o engajamento das equipes e fortalecimento da cultura e melhorar a performance da marca e operações de vendas.
Dentro da nova diretoria, além das iniciativas de geração de demanda, o marketing terá como foco principal a construção e gestão de branding, incluindo reforço da marca empregadora e do posicionamento estratégico da empresa, anunciado ao mercado no primeiro semestre deste ano. A área de gente e cultura, que antes pertencia a diretoria financeira, também integra a nova estrutura. "Precisamos entender e discutir ações pensando nas pessoas, queremos oferecer uma melhor experiência aos nossos colaboradores, gerar bem-estar e engajamento nas equipes, despertar cada vez mais o orgulho corporativo. São as pessoas que fazem a empresa e constroem a marca, entregando resultados aos nossos clientes, por isso, são áreas bastante conectadas e faz todo o sentido estarem agora na mesma diretoria", afirma Amanda.
A nova diretoria faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela empresa com foco no colaborador. Em março deste ano, a companhia inaugurou uma nova sede no centro de Belo Horizonte (MG), com 1,4 mil metros quadrados, no espaço onde funcionava um antigo teatro que faz parte da cultura regional. O local foi totalmente revitalizado e projetado para oferecer aos mais de 420 colaboradores um ambiente moderno, integrado e adaptado ao modelo híbrido de trabalho. Além do espaço físico, foram lançadas uma nova marca e identidade visual.
"Cuidar das nossas pessoas é papel fundamental de cada gestor e a área de gente e cultura vem para impulsionar e contribuir nesse processo. Pensar em como entregamos um ambiente de trabalho mais adequado a nossas equipes, como equilibramos o que é melhor para o colaborador com as ambições do negócio e, claro, como transformamos nosso time em embaixadores da marca", diz.
Formada em negócios internacionais com especialização em gestão e marketing, a executiva também trabalhou na associação Amcham-Brasil e EY (Ernst Young). Motivada pela jornada de transformação do negócio, chegou na Stoque assim que esta foi adquirida pela Kinase Investiments e fez parte da estruturação dos processos comerciais e de vendas das unidades de impressão digital e automação, incluindo o software Ábaris. Também foi responsável por reformular o departamento de marketing com a visão voltada para o negócio e não apenas ao produto.
"As áreas de vendas e marketing me colocaram muito próxima à estratégia do negócio como um todo, me trouxeram uma experiência de operação e do que está acontecendo na ponta. Por isso, entendo que posso contribuir muito com o salto que o negócio pretende dar. E só vamos conseguir levar o negócio para o próximo nível e, de fato, promover a transformação que nos propomos se for através das pessoas, da marca e dos clientes", reforça a diretora que também integra o comitê executivo da companhia.
Além do marketing e cultura organizacional, a nova diretoria integra também a área de sales ops, responsável pela performance de vendas, precificação de projetos e gestão de contas, apoiando as diretorias comerciais a ganharem mais eficiência e efetividade no processo de vendas com base em dados e indicadores. "Essa é uma diretoria que foi constituída e configurada com o objetivo de acelerar o nosso processo de crescimento através de marca, de melhores processos comerciais e das nossas pessoas".