A existência de uma cultura de desenvolvimento de softwares de código aberto é um ganho para a sociedade, pois permite o acesso a tecnologias de ponta a um custo relativamente baixo. A grande vantagem do open source é possibilitar que qualquer pessoa use essas ferramentas sem pagar licenças comerciais contínuas. A liberdade de uso e consumo seguirá sendo o princípio que norteia as plataformas de código aberto, contribuindo de maneira inestimável para que mais pessoas conheçam e se tornem usuárias das novas tecnologias, usufruam de seus benefícios e fomentem novos negócios.
Todavia, minha experiência como CEO da Zabbix SIA na América Latina tem mostrado que há um grande desconhecimento na forma como nós fabricantes remuneramos a cadeia de desenvolvimento da plataforma, ou seja, em que consiste o modelo de negócios do código aberto no caso do Zabbix. Muitas pessoas não sabem quais são os serviços disponíveis, porque eles são importantes e como e quem pode comprá-los. Por isso, a partir do exemplo do Zabbix, vou explicar como funciona esse modelo de negócios, quais são seus benefícios e como os usuários e parceiros podem participar e ajudar a multiplicá-lo.
O escritório da Zabbix SIA na América Latina, sediado em Porto Alegre, chegou ao Brasil no final de 2020 e encontrou aqui um mercado estabelecido, com clientes que já usavam a plataforma há vários anos e comunidades de usuários entusiasmados e muito colaborativos. No entanto, como essa comunidade se desenvolveu sozinha, percebemos também níveis de uso e de informações sobre a ferramenta desiguais e aquém de seu potencial. Por isso, ao longo desses meses, nosso trabalho tem sido o de conscientizar os profissionais do mercado sobre as amplas funcionalidades do Zabbix e, ao mesmo tempo, diminuir as resistências em relação às mudanças que o novo escritório está implantando para melhorar ainda mais o ecossistema e viabilizá-lo comercialmente.
O Zabbix atualmente está na versão 6.2, lançada neste mês de julho. Para chegar a este estágio, há toda uma estrutura focada em desenvolver e aprimorar continuamente as funcionalidades do software de modo que ele seja cada vez melhor. Este trabalho é realizado por escritórios espalhados em regiões específicas que se comunicam constantemente e geram novas atualizações que são encaminhadas a todos os integrantes assim que são publicadas. Cada nova versão LTS do Zabbix – que possui suporte de longo prazo – consome um trabalho de aproximadamente sete anos, se levarmos em conta o momento do seu lançamento, as atualizações intermediárias e o término do suporte.
Isso garante a entrega de uma ferramenta robusta, com uma grande quantidade de funcionalidades, que cresce cada vez mais em recursos e complexidade. Atualmente, no caso do Zabbix, falamos de coletas de dados de qualquer fonte, de processamento analítico de informações e de integração com diversos sistemas para geração de painéis e relatórios de monitoramento customizados, de maneira intuitiva e de fácil usabilidade. Há também a programação de alertas e de notificações que podem ser enviados automaticamente a qualquer dispositivo, além de inestimáveis recursos de segurança e de criptografia.
A plataforma é o que podemos chamar de full open source, ou seja, totalmente aberta, fazendo com que o usuário tenha liberdade para adquirir os serviços e melhorias que necessita. Esse é o grande diferencial do nosso modelo de negócio como desenvolvedores de tecnologias de código aberto em comparação com plataformas comerciais.
As soluções comerciais são excelentes por oferecerem muitos recursos em uma única solução. Por outro lado, o Zabbix, por ser open source, é uma alternativa de substituição dessas ferramentas proprietárias, justamente por sua atuação global – ele é transversal e supre várias necessidades de negócio. Atuando como um controle central de informações, ele realiza, inclusive, a integração de funcionalidades que não existem de forma nativa nas ferramentas proprietárias, por exemplo.
Por isso, para remunerar a cadeia de desenvolvimento e suporte do Zabbix, nós oferecemos uma série de serviços voltados para clientes corporativos e institucionais, em sua grande maioria. Entre esses serviços, destacamos os treinamentos e as certificações para profissionais e empresas de tecnologia que queiram integrar a rede de parceiros oficiais.
Há também os serviços de suporte, oferecidos pelos quatro escritórios oficiais e por uma rede de mais de 250 parceiros espalhadas por mais de 50 países, 50 deles no Brasil. Essa rede, conectada aos desenvolvedores, oferece soluções rápidas a muitas ocorrências que, muitas vezes, podem levar semanas para serem corrigidas por outros meios.
Por fim, há também os serviços de consultoria, de implantação e de desenvolvimento, que customizam o atendimento da maneira mais adequada para o cliente, evitando retrabalho, erros técnicos e de configuração e garantindo economia de tempo e de recursos. Atualmente esses serviços são consumidos por clientes espalhados em mais de 80 países e por empresas de diversas indústrias e tamanhos. Como o cliente escolhe o serviço que deseja ou precisa, os serviços oficiais se encaixam perfeitamente no orçamento de qualquer negócio.
É um mito pensar que os custos dos serviços da rede oficial são inacessíveis. Muito pelo contrário. Aliados à economia de tempo e à constante atualização de versões e de funcionalidades, trata-se de um investimento que é plenamente compensado nos resultados, nos prazos de execução menores, na diminuição do retrabalho e em uma equipe otimizada, enxuta e motivada.
Luciano Alves, Presidente da Zabbix para a América Latina.