É de conhecimento geral que sempre estão surgindo tecnologias que facilitam e otimizam processos que até então, eram manuais e arcaicos. Porém, é importante lembrar que mais do que isso, também estão sendo desenvolvidas, dia após dia, inovações que melhoram outras inovações. Um destes casos é o FinOps, modelo de operação que permite uma assertiva gestão de custos da nuvem, trazendo otimizações e ganhos financeiros para os negócios.
O cloud computing já faz parte dos mais diversos tipos de companhias e a expectativa, segundo relatório da organização internacional Fórum Econômico Mundial, é que até 2025, o gasto mundial com soluções em nuvem alcance US$ 623 bilhões. O dado mostra como essa tecnologia continuará ganhando espaço, o que consequentemente, fará com que o FinOps seja cada vez mais procurado.
É importante ter claro que o valor pago pela nuvem está diretamente relacionado ao consumo e por isso, é ideal que esta funcione de forma assertiva. Porém, como exemplo, acontecem situações em que a tecnologia está trabalhando em potência máxima em determinado período, gerando gastos desnecessários. Neste cenário, o FinOps chega para fazer análises, apresentando informações e recomendações de como e quanto os usuários podem economizar.
Utilizando pré-requisitos específicos, o FinOps pode indicar atualizações para novas versões, sugerir o redimensionamento de máquinas que estão sendo subutilizadas, mostrar quando podem ser realizados desligamentos nos momentos em que há redução de uso por usuários, e oferecer outros dados que permitem insights valiosos para uma gestão eficaz da nuvem.
Sendo assim, uma inovação que atua em prol da economia nas empresas, o FinOps permite que negócios possam migrar os investimentos que estão sendo utilizados de forma desnecessária para outras áreas. Também é importante ressaltar que quanto mais customizado for o serviço, mais insights relevantes a solução pode trazer, permitindo ainda mais ganhos econômicos.
Portanto, posso concluir que com um time empenhado é possível aplicar práticas de FinOps assertivas que tragam ganhos para o caixa das companhias. Soluções como esta, que permitem que outras inovações essenciais trabalhem da melhor forma, sempre terão espaço no mercado.
Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.